Arduino controlando sistemas de uma câmara climática - Ajuda

Olá colegas, bom dia, boa tarde e boa noite.
Conforme viram no título do tópico, estou a montar uma câmara climática para utilizá-la no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacêutico da Universidade Federal de São João del - Rei.

Nada mais é do que uma estufa passível de controles da umidade relativa e temperatura.

Estou projetando este equipamento pois infelizmente não temos verba para adquirir uma profissional, que sairia pela bagatela de aprox. R$10,000.

A câmara contará com uma estrutura reforçada de MDF de A100xL70xP50cm (vide modelo 3d)

Em seu interior teremos uma resistência a seco de potência ainda não definida e um sistema de desumidificação que será montado a partir de uma pastilha termoelétrica(Peltier 12715).

Eu nunca trabalhei na prática com Arduino mas já tenho uma boa familiaridade com sistemas elétricos e gostaria de aprender Arduino durante o desenvolvimento desse projeto, sendo que pretendo utilizá-lo para controlar e integrar os sistemas de aquecimento e desumidificação.

Gostaria de contar com a ajuda dos mais experientes aqui do fórum ao me nortearem e orientarem-me no desenvolvimento da montagem e programação do Arduino ao efetuar o controle dos sistemas.

Pretendo utilizar este esquema para o desumidificador

Já comprei e estou aguardando chegar:

Peltier 12715  aprox.130w

Arduino Uno R3 Atmega328p + Atmega16U2

Ventoinha 4000RPM c/ rolamento 

Abaixo deixo um esboço da câmara com suas medidas e alguns detalhes do interior

Eu partiria por outro caminho que é barato e muito mais fácil de implementar pois permite controle PID proporcional integral e derivativo.
Eu utilizaria um controlador de temperatura tem muitos no mercado livre e são muito práticos para instalar e são muito confiaveis e precisos e fica um trabalho mais bonito que com as devidas escusas a gambiarra do arduino.
No mercado livre vc vai achar um controlador PID por volta de uns 90 reais ou até mais barato vc fará um trabaho mais profissional o arduino vc terá que ter fonte um monte de fio pendurado um saco programar testar e etc…

Esqueci de te informar outra coisa importante vc corre um sério risco da coisa pegar fogo, isso mesmo!
Já vi varios projetos desse tipo dar merda o uso de resistência deve ser feito com muito cuidado e bem dimencionado os componentes. Imagina vc faz sua câmara climática ai vai para casa no fim de semana e ela fica lá funcionando e acontece de ela pegar fogo e destruir tudo esse perigo existe e não é pequeno.
Eu revestiria ou seja instalaria a resistencia em algum tipo de cerâmica e utilizaria um equipamento controlador de temperatura industrial pelo simples fato de eles serem fabricados em ABS que é um material anti chama que mesmo se derreter algo e der um curto ele vai desarmar o circuito e o material anti chama vai ajudar a não pegar fogo em tudo.
Sei que o arduino é bacana é legal programar e ver funcionando mas tem coisa que pode dar merda cai fora.
Abraços.

Concordo, além disso o MDF tem diversos componentes volateis que podem contaminar os experimentos químicos. Se ao menos fabricar a parte interna em chapa galvanizada, não fica tão caro.

Somente uma observação, o Peltier tem uma superfície de quantos cm² ? Precisa calcular se é o suficiente para precipitar o orvalho adequadamente à aplicação, se a superfície fria for muito pequena pode demorar muito tempo para desumidificar o volume de ar da estufa e conteúdo.