Arduíno + Led + IR + LDR

Boas, continuo com uma dúvida, agradecia a quem me puder ajudar. tenho um projeto em andamento que é uma casa em pequena escala (maquete). Estou a simular a montagem eletrónica na breadboard e tenho ligado:

  • Sensor infravermelhos (IR);
  • Sensor de luminosidade (LDR);
  • 10 leds;

A minha dúvida consiste no porquê de os meus leds funcionarem com um brilho baixo.
Cada led está ligado com uma resistência de 220 ohms. 5 leds são acionados consoante o botão que clico do controlo remoto, os outros 5 leds acionam automaticamente consoante os valores do sensor de luminosidade.
Agradeço a quem souber a solução para os meus leds funcionarem com o brilho correto. Obrigado!

olá, eu acho que seu led está com baixo brilho porque o resistor tem uma resistência maior do que a precisa, você pode fazer o uso da lei de ohm para calcular o resistor:
R= (Vt-VL) / I

Vt=tensão total, VL=tensão para o led, I=corrente para o led

a tensão de uma porta digital do arduino é 5V, e um led precisa de uns 2 a 2,5V e a corrente do led é de 20mA (ou 0,02A), então:
R=(5-2)/0,02
R=150
tente mudar o resistor, se continuar talvez o led seja desse tipo de brilho

1 curtida

Casa Saida digital do Arduino consegue fornecer apenas 40mA. Se você dividir essa corrente para 5 LEDs em paralelo vai ficar apenas 8mA para casa. Por isso o brilho fica baixo. Você pode colocar um transistor na Saida digital para fazer esse chaveamento.

1 curtida

Olá…
Bem como o companheiro disse se todos os 5 LEDs estiverem ligados na mesma porta de saída digital então será dividido a corrente par os 5 LEDs. Consequentemente como cada LED consome 20 milli então o resultado final será em LEDs com luminosidade inferior, com brilho baixo.
A questão do resistor 220 ohms está correta se for uma porta com um resistor de 220 e um LED isso seria correto.
Para resolver seu problema se for os cinco LEDs juntos então deverá colocar um Transistor na saída pode ser um BC 547 ou 557 isso depende da saída se for nível baixo (0) ou nível (1).

Então para resumir se os LEDs estiverem ligados na mesma porta, então deverás usar um resistor de 1 K ohms na base do transistor BC e na saída (emissor ou coletor) fazer o mesmo procedimento ligar os 5 LEDs cada um com um resistor de 220 ohms na saída do BC, com certeza a corrente de consumo ficará dentro do âmbito correto e o funcionamento ficará perfeito.