Arduíno + Led + IR + LDR

Boas, continuo com uma dúvida, agradecia a quem me puder ajudar. tenho um projeto em andamento que é uma casa em pequena escala (maquete). Estou a simular a montagem eletrónica na breadboard e tenho ligado:

• Sensor infravermelhos (IR);
  • Sensor de luminosidade (LDR);
  • 10 leds;

A minha dúvida consiste no porquê de os meus leds funcionarem com um brilho baixo.
Cada led está ligado com uma resistência de 220 ohms. 5 leds são acionados consoante o botão que clico do controlo remoto, os outros 5 leds acionam automaticamente consoante os valores do sensor de luminosidade.
Agradeço a quem souber a solução para os meus leds funcionarem com o brilho correto. Obrigado!

olá, eu acho que seu led está com baixo brilho porque o resistor tem uma resistência maior do que a precisa, você pode fazer o uso da lei de ohm para calcular o resistor:
R= (Vt-VL) / I

Vt=tensão total, VL=tensão para o led, I=corrente para o led

a tensão de uma porta digital do arduino é 5V, e um led precisa de uns 2 a 2,5V e a corrente do led é de 20mA (ou 0,02A), então:
R=(5-2)/0,02
R=150
tente mudar o resistor, se continuar talvez o led seja desse tipo de brilho

1 Curtida

Casa Saida digital do Arduino consegue fornecer apenas 40mA. Se você dividir essa corrente para 5 LEDs em paralelo vai ficar apenas 8mA para casa. Por isso o brilho fica baixo. Você pode colocar um transistor na Saida digital para fazer esse chaveamento.

1 Curtida

Sem um diagrama de ligação não tem como responder nada… Quem quer ajudar tem de ficar adivinhando e tentando acertar…

1 Curtida