Bomda D'agua do tipo pistão movida por solenoide

Pessol se alguem puder me ajudar estou tentando construir o seguinte projeto caseiro.

Quero montar uma bomba d’agua do tipo pistão que é movida por um solenoide. Eu enrolei 10 metros de fio encapado (não esmaltado) de 1,5mm em 12cm de um cano de pvc com 20mm. To pensando em ligar essa solenoide na tomada 220v e ver a força que irá ter. Fazendo um teste com pregos ela funcionou mas ainda esta long da força necessária me parece.

Observação: moro em uma cidade do interior por isso tenho algumas restrições como por exemplo não ter alguns materiais como fio esmaltado. E pela internet são um tanto caros. Por isso peso que os conselhos levem em conta esses fatores.

Desde ja agradeço quem se dispuser a ajudar.

Não recomendo ligar nada na tomada , sem um entendimento da lei de ohm e relutância. E se você já tem conhecimento disso, e tem dúvidas, daí e outra coisa. Pelo o que você descreveu, você vai estar basicamente criando muito próximo de um curto.

Sim por isso tenho receio, mas não consegui pensar em nada que produzisse uma tensão elevada em corrente continua para poder utilizar nesse experimento. Todos os transformadores que possuo aqui não chegam 1 ampere e no máximo 9v. O maior é a bateria mas nn teve sucesso.
Aumentar o tamanho do solenoide não teria problema para mim com essas características de fio, o que pega é a alimentação. Vi no site do Newton Braga um projetinho que usava descarga capacitiva será que adiantaria alguma coisa nesse caso?

“mas não consegui pensar em nada que produzisse uma tensão”

tem fonte 12v, 20 amp
, uma bateria automotiva. você nao precisa de tensao alta, so corrente alta.

porfavor, nao liga nada em 220vac, nem monte circuitos que voce nao sabe como funciona, um capacitor deixa a coisa ainda mais perigosa, voce pode morrer, nao e brincadeira.

não ligarei na tomada.

Eu vou puxar (estou tentando se tudo der certo) aspirar a água de uma altura de 22 metros e o recalque será de 4 metros. Nesse protótipo que fiz o pistão eletromagnético tem 12cm de comprimento.

Se nesse poço não der certo ( e de acordo com que você disse não dará) eu tenho um outro em outra casa com cerca de 8 metros de profundidade e lamina d’água de 3 metros por ai. Em caso de sucesso para algo deve servir nem que seja uma piscina rasa. Em todo caso darei continuidade no projeto pois com isso vou adquirindo conhecimento aos poucos.

De qualquer forma grato pelos esclarecimentos até aqui.

Fala ai @r_silva93, nao sei se seria o caso mas ja viu aquelas bombas tipo carneiro hidráulico? Caso não conheça da uma olhada no youtube. Elas funcionam sob pressão e não precisa de energia elétrica. Bem interessante a solução. Segue video sobre a solução: https://www.youtube.com/watch?v=AOoTutc5FOA

Abraços
Max

bom dia, alguem interessado em fazer um “bikin” programando em arduino? Preciso fazer ou com o esp8266 ou rasp zero w um localizador com o gps. Será efetuada a captura de localização de coordenadas latitude e longitude de tres satelites e enviadas para um banco de dados mysql na internet. O gps a ser utilizado é este https://pt.aliexpress.com/item/32951163811.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.22914305bxyKhL&algo_pvid=7f2697ed-cd00-4890-91c5-4dc70ca9e986&algo_expid=7f2697ed-cd00-4890-91c5-4dc70ca9e986-0&btsid=d78c8bed-1507-4ffb-91d8-d32005b2a571&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3,searchweb201603_53

Olá Pessoal, desculpe se vou fazer “chover no molhado” existe um tipo de bomba dagua de solenoide com pequeno curso, combinado com diafragma, popularmente chamada de “anauger” com boa capacidade de elevação, fica mergulhada no poço, a propria agua circundante refrigera o solenoide, que tem uma construção bem compacta, usando um nucleo tipo “E” e a parte movel de barras “I” que aovibrar aciona o diafragma em 60hz. Se vc pensa em fazer algo assim, recomendo re-enrolar o e aplicar entre espiras e camadas uma resina epoxi para garantir o isolamento dentro dágua. No Youtube vc acha varios videos que mostram que usando trafo de microondas dá para aproveitar o fio e o nucleo para fazer eletroimãs poderosos. Palpite é bom porque é de graça né…