Cartão SD como "memória primária" do Arduino

Olá amigos(as), boa noite!

Gostaria de saber se é possível armazenar código fonte do arduino em cartão SD, acessando-o para execução das rotinas.

Estou fazendo uma aplicação no arduino nano, e devido a quantidade de sensores e componentes, a memória está esgotada, causando problemas de instabilidade no funcionamento.

Alguém pode me dar uma luz?

Muito obrigado desde já! :slight_smile:

No Arduino você tem que saber organizar os recursos quando seu projeto é um pouco mais complexo, usando bem a RAM, PROGMEM e etc.

Se seu sketch já está no limite e causando instabilidade, considere migrar para um ESP8266…

1 curtida

Eu tenho quase 99% de certeza que não dá pra fazer armezamento o código do arduino no SD devido a arquitetura do atmega328, mas os dados de leitura dos sensores, dá sim!

1 curtida

@Ricardo_BR e @Ewerton_Leandro, boa noite!

Eu dei uma otimizada no código e aparentemente meu problema foi resolvido! Era coisa de quem ainda não manja muito desse mundo, haha.

Ricardo, você poderia me sugerir algum artigo sobre a utilização dessas memórias (tem zilhões de materiais na internet, mas as vezes algum mais direcionado por alguém que conhece, facilita)? Ou caso queira me explicar com suas palavras, fique à vontade.

Obrigado e um abraço.