Circuitos simples, eletrônica básica

Coloquei no meu drive mais uns livros interessantes, saindo um pouco do arduino:

  • 200 circuitos com transistores
  • 50 circuitos com timer 555
  • 100 circuitos com CIs
2 curtidas

Valeu Thomaz !

É muita informação. Não sei quando lerei, mas já baixei para garantir :smile:

1 curtida

Acho boa a intenção, porém não acho legal compartilhar material autoral o qual você não tem o direito e nem permissão de fazê-lo, mesmo que tenha adquirido por via legítima para uso individual.

Já filosofei e pesquisei sobre esse assunto e na verdade eu tenho o direito de compartilha-lo e não preciso de permissão.
O que eu acho que acontece é que as editoras e etc que sofrem com a pirataria tentaram deturpar o conceito envolvido no compartilhamento e reproduçao de midias impressas ou digitais, logicamente para se proteger

Bom, eu tenho absoluta certeza que não, você não tem o direito de compartilhar.

Não só pela letra da lei, que também é impeditiva quanto a isso, mas também porque é o trabalho de alguém que se esforçou muito e, finalmente, conseguiu publicar o fruto de um trabalho que levou meses ou até anos para que fosse concretizado e todos os direitos sobre a obra pertencem ao autor e não a quem adquiriu, individualmente, o direito de consumir o trabalho (e não de se apropriar do mesmo a ponto de liberá-lo em domínio público).

Às vezes não é questão de lei pela lei, é questão de se colocar no lugar do produtor do conteúdo, se você escrevesse um livro e conseguisse, após muita burocracia, publicá-lo (e ainda assim ficar com a menor parte da capitalização), provavelmente não gostaria de vê-lo sendo distribuído gratuitamente.

Eu mesmo tenho quase todos os e-books do Instituto Newton Braga, que adquiri legalmente nas livrarias que comercializam o mesmo. De vez em quando alguém me pede para fazer o upload e compartilhar e eu respondo com o link da loja onde eu os comprei.

Eu deixei em aberto para que você mesmo refletisse e retirasse os links, mas vou deixar para o @mlemos decidir e estabelecer os parâmetros, já que o fórum não tem nenhuma regra sobre esse tipo de atividade para que eu possa aplicá-la.

1 curtida

A Lei não me impede de compartilhar (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, me fale se houver outra)
Concordo com a parte de “Às vezes não é questão de lei pela lei,” e já refleti sobre isso e novamente acho que a nossa cultura deveria mudar, pois a ética vigente da maioria nao entende isso como algo a ser punido
De qualquer forma, bloqueei o link até que seja resolvido

Ô meu caro @Thomaz_Barros, me diga aonde que não te impede essa lei? Vamos analisá-la primeiro…

A lei diz que reprodução é:
VI - reprodução - a cópia de um ou vários exemplares de uma obra literária, artística ou científica ou de um fonograma, de qualquer forma tangível, incluindo qualquer armazenamento permanente ou temporário por meios eletrônicos ou qualquer outro meio de fixação que venha a ser desenvolvido;

E completa:
Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
I - a reprodução parcial ou integral;

As únicas formas de reprodução que não são passíveis de violação dos direitos autorais estão listadas no CAPÍTULO IV: DAS LIMITAÇÕES AOS DIREITOS AUTORAIS (Título I) e a reprodução feita por você não se enquadra em nenhuma delas.

Eu não vejo como ser mais claro que isso. Enfim, deixo para que o @mlemos tome qualquer decisão, tendo em vista que, como dito anteriormente, não há regra específica no fórum sobre isso e, sendo assim, não cabe a mim, como moderador tomar quaisquer atitude.

Não vou discutir mais, a não ser que você queira, acho que não cabe a mim discutir isso, respeito sua opinião e já bloqueei o link até resolver.