Cola para encadernação

  • PVA
  • PVA engrossado com polvilho / farinha / pó de lixadeira
  • Cianoacrilato
  • Epoxi bicomponente
  • Cola animal
  • Goma arábica
  • Goma arábica engrossada
  • Cola de gelatina
  • Cola de farinha / polvilho
  • Cola de isopor
  • Cola quente
  • Cola de contato
  • Silicone
  • Veda-calha

Essas são as colas que já tentei usar para colar lombadas de livros “paperback” (ou “soffcover” ou “brochura” ou “lombada quadrada”), mas todas apresentam algum inconveniente. A cola “ideal” seria a PVA, mas apresenta o inonveniente de perder volume quando seca (séca) e a lombada fica côncava. A cola quente (EVA) sera perfeita se tivesse um tempo de trabalho um pouco maior (montei essa geringonça - https://www.youtube.com/watch?v=c5p0qpK2ZDw - um pouco melhorada, mas ainda assim o tempo de operação é longo demais, e a cola esfria e não fixa as folhas)

Tenho as seguintes perguntas:

  1. Há alguma cola que funcione bem com papel, que tenha um tempo de trabalho de pelo menos uns três minutos e que “seque” quando isolada do ar?

  2. Como “fazer” uma pistola de cola quente (ou aplicador) que trabalhasse com uma temperatura maior, de forma que demorasse mais para secar?

  3. Alguma outra solução para “lombada quadrada” ?

Obrigado,

Antônio

Oie, o atraso na secagem pode ser feito com a mistura do CMC (carboximetilcelulose). É um pó utilizado na restauração de livros e na confecção de papeis marmorizados.

Olá amigo, já resolveu o problema da cola? Qual está usando atualmente?
Montei uma máquina para encadernar livros igual a que postou no vídeo e enfrento o mesmo problema com a cola quente.

Não consegui resolver plenamente.

Estou colando em duas fases. Na primeira, eu colo o miolo, com cola branca.

http://www.temperproductions.com/Bookbinding%20How-to/Fan-gluing%20Basics/fanglue.htm

Na segunda, para colar a capa, eu estou usando cola PUR, com uma porção
de silicone.

1 curtida

Pessoal, o problema da cola quente é resolvido quando o miolo tem sua base áspera/acidentada. Este vídeo do Discovery Chanel mostra bem como a industria faz o processo:

Neste outro vídeos, este homem chamado Célio inseri barbantes sem a necessidade de costura, o que acabaria demorando muito na confecção:

Eu não testei nenhum dos exemplos acima, porém os vídeos deixam claro que são técnicas praticáveis e, comparando com tudo que está sendo discutido neste tópico, sem dúvida parecem ser mais promissoras para bons resultados de encadernação de livros com maior número de páginas.

Se alguém testar e funcionar, avise aqui.

Acredito que todos temos os mesmos problemas. Eu estou encadernando assim: Prendo o miolo no acessório que fiz, depois utilizo cola Tek Bond (semelhante ao superbond) que vem em embalagem de 20 g ou mais. Vou escorrendo a cola de cima para baixo. Como ela penetra um pouco no miolo fica muito bem colada e seca rapidamente. A capa eu estou utilizando a cola de contato, destas utilizadas por sapateiros. Eu imprimo a capa em papel cartão e depois de laminado passo a cola tanto na capa quanto no miolo e depois de seca eu prendo a capa. Fica excelente. Este foi o melhor método que escolhi depois de testar muitos. Espero ter colaborado com todos.

1 curtida

Olá, Diogenes, se me permite uma interação, gostaria de oferecer uma indicação com receita da chamada “cola neutra” usado para restauração de papéis, trata-se de diluir 100gr de CMC com 5ml de água deionizada. A receita está numa matéria cuja página ficou anos comigo, há algum tempo postei no Pinterest para que o conhecimento não se perca. Segue o link para seu conhecimento. Espero que possa ser de alguma ajuda para seu propósito. Teste também as colas para papel de parede, usamos para fazer “papietagem” em máscaras de papel machê com ótimos resultados. Grata pela atenção. https://i.pinimg.com/originals/68/4a/f5/684af5a698e11d25a7d3d5541611889e.jpg