Comande seu Arduino pelo celular, tablet ou web

Bom dia fazedores,

Trabalho na Elipse e temos o Elipse Mobile Server com conexão com Arduino que permite, entre outras coisas, comandar/supervisionar através de um smartphone, tablet ou web.

Como esse software é gratuito para o Arduino, creio que é uma boa ferramenta para projetos de automação e experimentais.

Para saber como configurar, sugiro começar com esse tutorial.

Fico à disposição para consultas, sugestões de melhorias, etc.

Atenciosamente,
Alexandre

3 curtidas

Legal, Alexandre.

Tenho alguns alunos do Técnico em Automação Industrial que estão utilizando o Arduíno, vou sugerir a interface através do Elipse.

Se achar interessante, posso pedir pra que compartilhem a aplicação.

Abraço,

Luciano

Oi Luciano, seria fantástico.

Se eles quiserem também enviem um vídeo utilizando o Elipse Mobile e publicaremos em nossas redes e site.

Um abração

Olá Alexandre, explique um pouco melhor como funciona esta integração com o Arduino. É preciso de um shield Ethernet? Alguma biblioteca especial?

No tutorial explica que você precisa usar uma biblioteca que comanda as funções de transmissão serial do Arduino, e o vídeo não mostra nenhuma shield, então isso não passa de um programa de computador (que no momento parece rodar só no Windows) que escuta comandos de outros programas (clientes, rodando por exemplo em um smartphone) e dá resposta por uma porta serial pré-definida. Conceito interessante, mas dá pra fazer em casa bem facilmente com Python e afins, se você não quiser usar essa interface.

Olá Alexandre, se permite uma sugestão, fazer uma versão Linux do server. A maioria dos servidores rodam Linux.
Abraços

1 curtida

Svetlana , tudo é fácil quando se sabe fazer. Quem conhece eletrônico, não precisa de arduino. Assim quem conhece python, não precisa do elipse, mas é quem não sabe?

Oi,

Atualmente usamos apenas a conexão serial. A biblioteca que precisamos para comunicar já está disponível junto com o instalador do software e deve ser importada.

Sim, svetlana, é possível fazer isso em outras linguagens com certeza. O que fizemos foi estender algo que comunicava com servidores OPC (instrumentos ou supervisórios industriais) também com o Arduino. A vantagem que vejo é que é gratuito e muito fácil de usar, além de estar disponível em todas as plataformas móveis (android, wphone, iOS).

Mas, como o @Daniel_Girardi notou, não há versão Linux, que limita um bocado. Tem previsão ou pra quem quiser usar é necessário comprar o Windows?

Oi @Daniel_Girardi @Svetlana,

Não temos previsão de termos algo para Linux, infelizmente. É necessário ter pelo menos um Windows XP para rodar o Elipse Mobile Server.

Estou brincando com algo parecido, mas utilizo um servidor na web.

Estou começando um tutorial, pra passar pra galera. vlw!

comunicacao com o arduino via internet parte 1

Estou nessa brincadeira também, com aplicação multiplataforma já que uso NodeJs e html5. O hardware é um arduíno com Shield. Usar um roteador com Openwrt também é uma grande sacada (e barata). Falei um pouco disso nesse post

quem quiser ir direto para a página:
http://nodejs-experimento.rhcloud.com/arduino_openshift_gauge.html

Pessoal, não é “jogando areia” no tópico, mas parece que as soluções da Elipse não são open-source, apesar de gratuitas, portanto, a qualquer momento que eles quiserem limitar ou bloquear o acesso, eles podem… só uma dica

2 curtidas

No meu projeto eu utilizo um roteador com o OpenWrt (TL-MR3020)
http://nelsonsaraiva.wordpress.com/2014/08/18/comunicacao-com-o-arduino-via-internet-parte-1/

1 curtida

Olá @Augusto_Diniz_Lisboa,

Minha intenção é contribuir com a comunidade com uma ferramenta pronta, fácil e gratuita.

2 curtidas

Sim, mas esta ferramenta vai continuar sendo gratuita? Eu digo isso, pois vejo inúmeros casos de ferramentas que prometem revolucionar, e talz, MAS, no final acaba-se descobrindo que de fato é uma aplicação comercial “maquiada” de gratuita, por isso, tenho pra mim (opinião pessoal), que se um software não é open-source, apesar de gratuito, tem as suas “pegadinhas” (não estou dizendo que o seu é assim, a maioria é…) mas desejo todo sucesso em sua empreitada, e BOAS VENDAS

Ps. Sim, o software do nosso amigo balestrin, é COMERCIAL, contando com uma versão “gratuita para demonstração”…

Eu vejo a ferramenta com dois públicos: aplicações industriais e comerciais, nesse caso conectado a um supervisório, sendo assim pago. Já para pequenos laboratórios, testes, educacionais, com arduino: gratis e para sempre (com um usuário apenas), enquanto mantivermos o produto.

Olá! Estou em um projeto no qual iremos automatizar uma sala de estar, nossa ideia é ligar os leds e fazer outras coisas a mais, comandando tudo a partir do celular. Você pode nos ajudar, dando umas ideias sobre isso? Desde já agradeço!