Como conectar o LCD Nokia 5110 ao Arduino?

Olá, estou desenvolvendo um medidor de consumo de energia elétrica, bem similar ao apresentado no projeto do Manoel Lemos para a Campus Party, para um trabalho da faculdade. A principal diferença é que ele faz o cálculo do consumo e converte em reais. Para isto, preciso conectar um lcd, modelo nokia 5110, ao arduino, que mostrará os dados em tempo real. Porém não sei como conectá-lo junto com sensor de corrente, não sei quais portas devo usar. Peço, humildemente, pela ajuda dos colegas pois necessito concluir este trabalho e ainda sou leigo em eletrônica e arduino. Obrigado.

1 curtida

Caro Eduardo, tudo joia?

Mudei o título do tópico para ele ficar mais descritivo e preciso sobre o problema em questão.

Vamos lá… o LCD que você está usando foi comprado ou conseguido onde?
Ele vem num breakout (plaquinha onde o LCD está conectado e que deixa conectores mais fáceis de se acessar)?
Ele já tem um controlador?

Veja um exemplo do que estou falando aqui:

A placa vermelha é a breakout board, ela facilita o acesso ao LCD.

Neste link tem um tutorial de como usar este LCD da SparkFun.

Por favor passe mais detalhes de seu componente para ficar mais fácil de ajudarmos.

E boa sorte com seu projeto!

Olá caro Manoel Lemos, muito obrigado pela sua ajuda. O LCD é exatamente igual a este, com o breakout. Como neste link: http://www.projetoarduino.com.br/lcd-nokia-5110-p59. Tenho este esquema, mas não sei como executá-lo.Imagem em: http://www.decioluckow.com.br/blog/wp-content/uploads/arduinonokia5110.png. E parece que ele está usando algumas portas que o sensor também usa. Por isto não sei o que fazer. Não sei se há outras portas que posso usar para o lcd ao invés destas do esquema. Estou usando um Arduino Mega. Tenho somente até o dia 30/05 para entregar este trabalho. Por favor, continue a me ajudar. Mais uma vez, muito obrigado.

Olá @Eduardo_FVS, vamos lá… se entendi seu projeto é:

  1. Arduino Mega conectado a:
  2. Sensores de corrente => Quantos são?
  3. Display Nokia 5110 => Já entendi.
  4. Algo mais? Sensores de tensão? Quantos? Shield Ethernet? O que mais?

Me passe estes detalhes que te ajudo. É simples, você só precisará mudar os pinos para evitar conflitos.

Mas preciso de todos os detalhes, ok?

Olá @Eduardo_FVS, tentei estudar um pouco e acho que o problema é relativamente simples.

Continuo aguardando as outras informações para poder te ajudar melho, mas fiz um pequeno diagrama que acho que pode te ajudar.

Claro, você precisará fazer as devidas mudanças em seu código para refletir os pinos que você escolher usar.

Veja o diagrama e leia com atenção as anotações que coloquei nele, ok?

No projeto há:

  1. Arduino Mega conectado a:
  2. Um sensor de corrente apenas
  3. Display Nokia 5110
  4. Shield Wiznet Ethernet http://www.projetoarduino.com.br/ethernet-shield-w5100-wiznet-p27
  5. Shield GSM GPRS (SIMCOM) http://www.projetoarduino.com.br/gsm-_-gprs-shield-sim900d-p17

A idéia do projeto é que a leitura de consumo elétrico possa ser transmitida por sms por meio do shield GSM.

São apenas estes itens.

Opa… @Eduardo_FVS, não entendi uma coisa… vc vai usar um Shield Ethernet e um Shield GSM?

Sim, para haver conexão via rede e transmissão por sms. Está correto? A transmissão principal será por sms e contingencialmente por rede.

Ok, e você já conseguiu fazer estes dois Shields trabalharem juntos?

Quais pinos eles usam?

Então, eles se encaixam perfeitamente um sobre o outro. Eu estava pensando em colocar o ethernet sobre o arduino e o gsm sobre o ethernet. O ethernet usa do Reset ao A5.

Caro, eu atacaria o problema assim:

  1. fazer os dois shields funcionarem em conjunto.
  2. depois adicionar o display (só dois pinos neles são fixos e os outros você pode alterar a vontade).
  3. depois adicionar os sensores (estes são bem tranquilos, pegue qualquer porta analógica sem uso).

E ai é só correr para a galera.

Não posso ajudar mais pois não tenho o shield GSM e o display, mas acho que você conseguirá se seguir este approach incremental.

Boa Sorte!

Obrigado. Vc saberia me dizer se preciso usar algum resistor, capacitor, etc, no display? Muito obrigado pela força.

@Eduardo_FVS, você pode conectar o Display ao Arduino do várias maneiras.

Na mais simples dela você só precisará de um resistor de 330R para o LED que ilumina o Display.

Você também pode usar vários resistores para proteger seu display.

Neste link você encontrará todas as alternativas e suas explicações.

Boa Sorte!

E ai @Eduardo_FVS, funcionou?