Como conectar o LCD Nokia 5110 ao Arduino?

Olá, estou desenvolvendo um medidor de consumo de energia elétrica, bem similar ao apresentado no projeto do Manoel Lemos para a Campus Party, para um trabalho da faculdade. A principal diferença é que ele faz o cálculo do consumo e converte em reais. Para isto, preciso conectar um lcd, modelo nokia 5110, ao arduino, que mostrará os dados em tempo real. Porém não sei como conectá-lo junto com sensor de corrente, não sei quais portas devo usar. Peço, humildemente, pela ajuda dos colegas pois necessito concluir este trabalho e ainda sou leigo em eletrônica e arduino. Obrigado.

1 curtida

Caro Eduardo, tudo joia?

Mudei o título do tópico para ele ficar mais descritivo e preciso sobre o problema em questão.

Vamos lá… o LCD que você está usando foi comprado ou conseguido onde?
Ele vem num breakout (plaquinha onde o LCD está conectado e que deixa conectores mais fáceis de se acessar)?
Ele já tem um controlador?

Veja um exemplo do que estou falando aqui:

A placa vermelha é a breakout board, ela facilita o acesso ao LCD.

Neste link tem um tutorial de como usar este LCD da SparkFun.

Por favor passe mais detalhes de seu componente para ficar mais fácil de ajudarmos.

E boa sorte com seu projeto!

Olá caro Manoel Lemos, muito obrigado pela sua ajuda. O LCD é exatamente igual a este, com o breakout. Como neste link: http://www.projetoarduino.com.br/lcd-nokia-5110-p59. Tenho este esquema, mas não sei como executá-lo.Imagem em: http://www.decioluckow.com.br/blog/wp-content/uploads/arduinonokia5110.png. E parece que ele está usando algumas portas que o sensor também usa. Por isto não sei o que fazer. Não sei se há outras portas que posso usar para o lcd ao invés destas do esquema. Estou usando um Arduino Mega. Tenho somente até o dia 30/05 para entregar este trabalho. Por favor, continue a me ajudar. Mais uma vez, muito obrigado.

Olá @Eduardo_FVS, vamos lá… se entendi seu projeto é:

  1. Arduino Mega conectado a: