Como criar um microcontrolador?

Olá a todos do fórum, sou novo por aqui e esse é meu primeiro tópico, peço desculpas se algo estiver errado.
Bom o que eu quero e uma ajuda para estudar mais sobre microcontroladores e placas de desenvolvimento. Quero criar minha própria placa mas n sei por onde começar. Li um pouco sobre o assunto mais fiquei mais perdido que cego no meio de tiroteio hehehehehe
Agradeço a todos que puderem me ajudar
A propósito me chamo Matheus

Um dos tutoriais que li
(https://www.instructables.com/id/Build-Your-Own-Microcontroller/)

Então você não quer criar um microcontrolador como o título sugere. Você quer criar sua própria placa de desenvolvimento.

Primeiro você precisa sabe qual mcu você quer explorar.

Se for o caso de fazer uma baseada em um atmega328.
Você pode procurar por “barebones arduíno” ou “breadboard arduino”

Para outros MCUs você tem que levar o datasheet e com essa informação escolher Crystal, alimentação, modo de programação etc

Obrigado pela resposta mas ainda estou perdido hehehe
O que eu vou precisar saber de eletrônica para fazer essa placa ?
O que seria então um microcontrolador ?

O que eu vou precisar saber de eletrônica para fazer essa placa ? -> sim um pouco
O que seria então um microcontrolador ? --> google

1 curtida

@Godinho, acredito que o melhor a se fazer seria estudar um pouco mais o que seria um microcontrolador.

Pode ser que o que esteja procurando (aprendizado sobre) seja mais efetivo se você começar a estudar usando uma plataforma de prototipação como o Arduino. Já está pronto, sem muitas falhas e com muita documentação na internet.

Arduino tem aos montes e se tiver interesse em PIC (que é outra família de controladores) procure por WR Kits no Google.

Depois de aprender um pouco e entender os mistérios de um controlador e um pouco de eletrônica cabe iniciar um projeto próprio, mas tenha foco e estude bastante.

Abraços.

@WagnerB, obrigado pela resposta, gostei do canal tem muito conteúdo para aprender

Fala cara beleza? Então, eu saquei a ideia. Você pretende comercializar sua propria placa de desenvolvimento mas não é da área de microcontroladores e nem de eletrônica. Pois tenha um objetivo: estudar e ESTUDAR MUITO. Sem isso não tem outro jeito. Quando criar sua board vem aqui mostrar pra gente. Abração! Bons estudos.

Opa meu amigo, tudo beleza! Eu atualmente estou cursando automação industrial. entrei a pouco tempo na parte de clp e comecei a estudar mais afundo sobre isso. O meu objetivo e criar uma placa simples para automação residencial (um controle on/off básico) só que preciso me aprofundar em eletrônica, pq vi apenas superficialmente esse conteúdo.
Quando eu tiver concluído o projeto eu posto algumas imagens aqui :smiley: