Como medir o quanto de energia meu arduino consome?

#1

Estou realizando um projeto com arduino e preciso medir o quanto de energia está sendo utilizado por ele. Por exemplo, utilizarei o arduino nano + sensor + módulo bluetooth e quero saber se a bateria que utilizarei será suficiente para aguentar o projeto por uma certa quantidade de tempo.

#2

Dificil medir de uma vez. Porque depende de quanto tempo cada sensor e utilizado. Claro se seu sistema manda a mesma coisa com a mesma frequência, daí Você pode usar um multímetro pra medir a corrente.

#3

Você pode usar um outro arduino e um resistor
" shunt resistor" para monitorar o consumo e depois ter uma boa ideia do consumo.

1 Like
#4

A ideia é utilizar um arduino nano, com um módulo bluetooth para se conectar ao raspberry e o sensor de medição. Estava pensando em utilizar uma bateria de celular para alimentar o sistema por aproximadamente 6-8 meses. Você acha que dará conta com essa bateria?

#5

Nem pensar… Só a auto-descarga vai drenar a bateria em cerca de um mês, mesmo sem consumo.
Não tem como criar energia do nada, você precisa medir o consumo usando o método que o colega citou, e durante um período razoável, para só então calcular quantos mAh seu circuito consome. A partir daí você começa a procurar bateria.

#6

No caso medindo com um shunt resistor em outro arduino?

#7

Essa é uma das opções.

#8

eu ja fiz um colar gps,que e bem mais econômico que o tipico arduino + modulo bluetooth, depois de meses de trabalho, nem 7 meses de bateria eu consigo( bateria optmizada, nao recaregavel). Hoje em dia u painelzinho solar de 6 v ta super em conta , e uma boa.