Como medir o quanto de energia meu arduino consome?

Estou realizando um projeto com arduino e preciso medir o quanto de energia está sendo utilizado por ele. Por exemplo, utilizarei o arduino nano + sensor + módulo bluetooth e quero saber se a bateria que utilizarei será suficiente para aguentar o projeto por uma certa quantidade de tempo.

Dificil medir de uma vez. Porque depende de quanto tempo cada sensor e utilizado. Claro se seu sistema manda a mesma coisa com a mesma frequência, daí Você pode usar um multímetro pra medir a corrente.

Você pode usar um outro arduino e um resistor
" shunt resistor" para monitorar o consumo e depois ter uma boa ideia do consumo.

1 curtida

A ideia é utilizar um arduino nano, com um módulo bluetooth para se conectar ao raspberry e o sensor de medição. Estava pensando em utilizar uma bateria de celular para alimentar o sistema por aproximadamente 6-8 meses. Você acha que dará conta com essa bateria?

No caso medindo com um shunt resistor em outro arduino?

eu ja fiz um colar gps,que e bem mais econômico que o tipico arduino + modulo bluetooth, depois de meses de trabalho, nem 7 meses de bateria eu consigo( bateria optmizada, nao recaregavel). Hoje em dia u painelzinho solar de 6 v ta super em conta , e uma boa.