Como saber qual Transistor usar?

Olá sou iniciante na eletronica e gostaria da entender como um transistir é escolhido para montagem de tal projeto.

quando a gente vai escolher um resistor para ligar um led numa bateria, fazemos um calculo pra saber qual o valor do resistor usar.

e para escolher um transistor? existe algum calculo ou depende de outras coisas???

Tipicamente em um datasheet você encontra esse valores, melhor e partir de um exemplo.
Descreve o que você quer ligar, que fazemos um exemplo.
Mas sim, tem ou uma voltagem ou corrente que você aplica pra ligar e desligar. Ou meio ligar.

Todo tem basicamente o que se chama de ganho ou GAIN que e o quanto ele “abre” em relação a corrente ou tensão que você aplica.

Vi que o @Ludicon já te indicou excelentes fontes para a pesquisa, e pra dar uma resumida pra você são duas as informações básicas e principais que determinam a escolha inicial de um transistor.

Vceo e Ic max.

Essas duas informações são a tensão máxima entre o coletor e o emissor do transistor e a corrente máxima que atravessa o transistor (corrente entre o coletor e o emissor). Se você já detem essas informações já dá pra escolher alguns para seu projeto.

Claro que vai depender do que se destina o projeto, por exemplo, se vai acionar um relé você já tem a tensão (fonte) que vai alimentar o circuito, e a corrente máxima que atravessa a bobina do relé, tudo isso nos manuais. Dai você já sabe qual a máxima tensão Vceo e a Ic máxima. Pronto já da pra procurar alguns transistores adequados.

Coloquei de forma simplista pra você ver que não tem nada complicado, mas aconselho, como o @Arnold_Rudge fez, a consultar sempre a folha de dados dos componentes que vai usar (datasheets), é a melhor fonte de informações para projetos eletrônicos.

Abraços.