Dúvida com Transistores

Boa noite pessoal,

Estou com uma dúvida de transistor que é extremamente de iniciante de eletrônica (que é o que eu sou), mais voltada para o datasheet de um esquema que eu vi no canal do WRKits…

O circuito é este https://www.youtube.com/watch?v=YYSMs-a1htM&t=2m

Eu entendi a lógica do circuito, o funcionamento, porém fiquei na dúvida a partir dos 2m e 7 segundos, onde ele diz "…quando ele atinge uma tensão especifica, vai haver uma polarização reversa na junção… "

No datasheet não encontrei nada falando sobre esta tensão específica entre emissor / coletor que causasse este efeito de oscilador, que ele chama no vídeo de fenômeno de avalanche.

O datasheet do transistor não encontrei nada muito relacionado com isso https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/BC546.pdf

Alguém consegue me dar uma luz pra eu compreender melhor a lógica disso?

Valeu, abraços

sim todo transistor tem um foward e reverse bias, no reverse bias, ele tem um efeito avalanche, onde ele permite bastante corrente a passar, em teoria poderia fazer com um diodo, porem diodos tem reverse bias bem maiores, as vezes em milhares de volts. No video ele esta explorando o uso “incorreto” do trasistor por isso na maioria das datasheet voce nao vai ver nada sobre isso. da uma googlelada disso -> “transistor in reverse active mode”

Entendi, então isso ai explica de eu não ter visto nada no datasheet falando deste fenômeno…

Outra pergunta, este circuito, ao invés de utilizar o transistor desta forma não poderia ser feito com diodo zener?

Abrs

DIAC e Valido porque nao? Usei um ontem! Agora se você começar recomendar tubo de vácuo…:laughing::laughing:, po mais falando serio, acho que voce poderia me ajudar com uma coisa. vou abrir um topico.

:rofl::rofl: Vou fazer um forum fazedores que funciona via fax pra voce !

Putzgrila… aqui tem mais um dinossauro, fiz um contador de anel com 10 lampadinhas NE-2… na pré historia hehhehe.