Conselhos e dicas para leigos

Olá, pessoal maker!

Andei procurando entre as postagens mais antigas algum questionamento a respeito de como iniciar os estudos. Como não encontrei nada semelhante ao que gostaria de perguntar, tomei a liberdade de reservar este espaço para pedir um pouco de suas paciências para responder um monte de perguntas cretinas.

Sou absolutamente leigo no universo maker e estou lendo com afinco todo o material do blog. Fiquei, como entusiasta da matemática pura, muito feliz com as possibilidades práticas deste ramo de atuação (robótica, mecatrônica, etc.). Como tudo que estudei da matemática sempre foi muito teórico (e bota teórico nisso), decidi aprender um pouco mais sobre algo prático e palpável.

Gostaria, primeiramente, de saber o que deve ser estudado com mais afinco e o que deve ser pormenorizado. Quais são os elementos mais primordiais, que devem ser sabidos por todo aspirante a maker, e quais são os elementos mais periféricos, aos quais pode-se estudar posteriormente? Sabendo isto, poderei sistematizar melhor meus estudos e praticar com mais esmero o que é mais imperioso e negligenciar com mais sensatez o que é menos importante.

Outra coisa que gostaria de saber é quais livros são os mais canônicos a serem lidos. Pelo menos no campo da matemática, ao qual mais estudo, os livros de Stewart, Courant e Leithold são verdadeiras leituras obrigatórias para um matemático dedicado. Quais livros são os mais indicados para a área de programação, eletrônica e robótica? Não se retenham de me enviar livros em inglês. Apesar de não gostar de apostilas, podem me enviar também, se julgarem necessário.

Mas a pergunta fundamental é a primeira: como devo sistematizar meus estudos? Vocês podem me responder “aprenda a construir uma placa de circuito impresso e aprenda uma linguagem de programação” ou “aprenda princípios básicos de física e eletrônica”. Assim, poderei analisar suas respostas e hierarquizar os tópicos de estudo de modo a privilegiar os conhecimentos mais fundamentais.

Obrigado por sua atenção.

Você recebeu minha mensagem? Não consigo encontra-la, aparentemente não há um lugar onde posso ver minhas mensagens enviadas.