Conselhos e dicas para leigos

Olá, pessoal maker!

Andei procurando entre as postagens mais antigas algum questionamento a respeito de como iniciar os estudos. Como não encontrei nada semelhante ao que gostaria de perguntar, tomei a liberdade de reservar este espaço para pedir um pouco de suas paciências para responder um monte de perguntas cretinas.

Sou absolutamente leigo no universo maker e estou lendo com afinco todo o material do blog. Fiquei, como entusiasta da matemática pura, muito feliz com as possibilidades práticas deste ramo de atuação (robótica, mecatrônica, etc.). Como tudo que estudei da matemática sempre foi muito teórico (e bota teórico nisso), decidi aprender um pouco mais sobre algo prático e palpável.

Gostaria, primeiramente, de saber o que deve ser estudado com mais afinco e o que deve ser pormenorizado. Quais são os elementos mais primordiais, que devem ser sabidos por todo aspirante a maker, e quais são os elementos mais periféricos, aos quais pode-se estudar posteriormente? Sabendo isto, poderei sistematizar melhor meus estudos e praticar com mais esmero o que é mais imperioso e negligenciar com mais sensatez o que é menos importante.

Outra coisa que gostaria de saber é quais livros são os mais canônicos a serem lidos. Pelo menos no campo da matemática, ao qual mais estudo, os livros de Stewart, Courant e Leithold são verdadeiras leituras obrigatórias para um matemático dedicado. Quais livros são os mais indicados para a área de programação, eletrônica e robótica? Não se retenham de me enviar livros em inglês. Apesar de não gostar de apostilas, podem me enviar também, se julgarem necessário.

Mas a pergunta fundamental é a primeira: como devo sistematizar meus estudos? Vocês podem me responder “aprenda a construir uma placa de circuito impresso e aprenda uma linguagem de programação” ou “aprenda princípios básicos de física e eletrônica”. Assim, poderei analisar suas respostas e hierarquizar os tópicos de estudo de modo a privilegiar os conhecimentos mais fundamentais.

Obrigado por sua atenção.

Que delícia de tópico !
Na condição de auto-didata há quase 50 anos, leitor ávido e interessado por quase tudo (ter sintomas de Asperger ajuda… :stuck_out_tongue_closed_eyes:), fico feliz em ler isso !
Não posso dar lista detalhada, porque eu mesmo atiro para todos os lados, mas posso sugerir alguma coisa.
Em eletrônica básica, eu sugiro a fantástica obra do Prof. Newton C. braga, que por décadas publicou livros e revistas com o básico. Ele não avança na eletrônica moderna por motivos óbvios, mas se você não sabe usar Lei de Ohm e não sabe como funciona um transistor ou o que é uma porta lógica eu acho que tudo o que você fizer com um arduino por exemplo vai ficar com “buracos”.
O Prof. Newton Braga disponibilizou TUDO isso gratuitamente na internet:

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php

Um livro interessante que eu sugiro é o Zero to Maker, de David Lang:

https://www.zerotomaker.com/

Tenho usado o mote do livro, “learn just enough, just in time” ao longo de quase toda a minha vida. Aliás, o que hoje se chama “ser maker” é o que eu tenho feito desde os 6 ou 7 anos de idade (nasci em 62) :rofl:

E, no seu caso, vou abrir uma exceção e colocar à disposição minha pasta do Dropbox com material que eu coletei ao longo dos ultimos 23 anos (tempo em que eu tenho internet). Me mande uma mensagem privada e conversamos.
Digo que vou abrir exceção porque por mais de uma vez me dispus a compartilhar isso com o pessoal do fórum mas o descaso com os pedidos que fiz a respeito foi tamanho que decidi nunca mais fazer isso.
No mais, se desejar te passo contato de e-mail e Whatsapp em particular.

1 Curtida

Um complemento: Acerca de Matemática, Física, Química, etc, não vejo necessidade de pós-doutorado. Se fizer as 4 operações e souber lidar com vírgulas e frações já está à frente de 85% das pessoas (infelizmente).
Noções de Cálculo Diferencial e Integral são interessantes no sentido de raciocinar a respeito sem fazer cálculos, Física idem, é mais importante compreender a natureza e ordem de grandeza dos fenômenos ou problemas do que calcular cada item até a quinta casa decimal (é mais útil saber me que direção alguma coisa vai cair do que saber calcular a aceleração da gravidade com 12 casas decimais :rofl:).
Vai bem um conhecimento geral acerca de adesivos, de técnicas básicas de trabalho com plásticos, metais e madeira, etc.
Mas deixe para aprofundar no momento da necessidade.

1 Curtida

Você recebeu minha mensagem? Não consigo encontra-la, aparentemente não há um lugar onde posso ver minhas mensagens enviadas.

Recebi sim, mas acabei de chegar em casa, vou ver mais tarde.

Mandei uma mensagem privada com um link para você .