Controle motor 24v 15amp irfz44 entrando em curto

Olá pessoal
Estou precisando de ajuda pro meu TCC, preciso rodar um motor de 300w, de 24v com 15amp, ele é controlado por PWM com Arduino.

Fiz o circuito abaixo:

Porém já cansei de trocar os fets, já usei o IRFZ44N, IRF540, as vezes até funciona por um bom tempo, dai de uma hora pra outra o fet entra em curto. A tensão real da fonte é 30v.

As vezes so de ligar, ele dá uma rodada e ja entra em curto, as vezes funciona por mais tempo. A tensão do irfz44n é de 60v 50A, e minha tensão é so 30v e 15 amp, então nao é sobrecarga, deve ser outro detalhe que não estou sabendo.

Alguém pode me dar uma ajuda, por gentileza?

Obrigado

@paipetha o @Ludicon deu o tiro no alvo.

Já queimei uma fonte sem querer por motivo parecido. No arranque o motor gera um consumo de corrente extremamente elevado e com isto vai-se o fet embora.

Uma boa forma é partida em rampa ou soft-start. Dá uma googlada nisso e antes de mais nada experimente as dicas do @Ludicon

Abraços.

Cara, passei por algo parecido.
Estou acionando um motor bem menos potente aqui, de esquicho de carro mas tinha um problema parecido.
Me recomendaram usar um mosfet de nível lógico. Tem o IRLZ44N.
Vc aciona com o PWM direto da porta do arduino, com aquele mesmo resistor de 10K que vc colocou no gate e GND. Para meu motorzinho, não precisei do 4N25, que não sei o que faz, hahahaha. Talvez esse U1 esteja roubando um pouco da voltagem que o IRFZ44N precise para acionar o Dreno-Source.
Nos datasheets, consulte quais as voltagens do Gate-Threshold-Voltage. Vc vai ver que o IRF precisa até 4V pra acionar. O IRLZ precisa de 2V.
Espero que dê uma luz.
Abraço
Alexandre

Veja bem, se vc está usando o circuitos desse esquema que vc postos, vc vai ter problema mesmo, faz uma revisão nesse circuito, pois eles tem uns problemas de funcionamento, compara com esse aqui que vc vai ver o erroOLXO7

Boa sugestão, alem do diodo D1 para cortar a Força Contra Eletro Motriz ( minha velha conhecida que me fritou muitos transistores) ), recomendo um snubber simples, em paralelo com o RC, só tem que dimensionar em função da freqüência do PWM. Boa Sorte!

Obrigado pessoal. Tive ajuda de um amigo meu que me passou um circuito muito semelhante a esse que o marcosr postou, já fiz alguns testes e em princípio funcionou. Estou finalizando as outras coisas pra fazer um teste de potencia mesmo, assim que finalizar, posto os resultados aqui.

Mas a dica de todos ajudou pra enxergar o problema, obrigado a todos.

O irfz44 desta maneira ele não fica saturado ,vai esquentar muito .
o pino source tem que estar aterrado no negativo da fonte .
e o dreno ligado no motor , o outro pino do motor ligado no positivo da fonte.