Documentário Cultura Maker no Brasil

Olá, pessoal

Estou desenvolvendo, junto com um pequeno grupo de amigos, um documentário sobre a Cultura Maker no Brasil. Dentro desse tema que é bem amplo, estamos focados em apresentar o movimento para aqueles que não o conhecem e mostrar como a difusão do pensamento maker pode transformar e beneficiar nossa sociedade.

Já estamos em contato com alguns labs de SP, como o Garagem Fab Lab, o OficinaLab e o MiranteLab. Inclusive já filmamos em alguns desses espaços.

Para completar nossa abordagem, estamos procurando fazedores de SP e região metropolitana que estejam ou já desenvolveram projetos de impacto econômico e social em sua comunidade. Por exemplo: através de um protótipo desenvolvido em labs ou espaços makers, iniciou um negócio; através do uso das ferramentas de fabricação livre transformou a comunidade em que vive.

Se você tem um projeto nas qualidades que mencionei, ou conhece alguém que tenha e ficaria feliz em colaborar, por favor, entre em contato comigo: jonathas173@gmail.com

Nossa ideia é que o documentário pertença a comunidade de fazedores no Brasil, disponível para quem quiser utilizá-lo em apresentações, oficinas, escolas e afins.

Obrigado!

2 curtidas

Não tenho nenhum projeto de “impacto econômico e social”, no entanto, fiz um projetinho para abrir a porta da cozinha do meu apartamento usando um Raspberry-Pi e uma fechadura elétrica. Está implantado e em funcionamento há mais de um ano. Não seria um bom exemplo de cultura Maker? Qualquer coisa fiquem à vontade para me contactar.

Será que o simples fato do empresário sair do próprio desemprego e gerar produtos e serviços para sociedade já não seria um impacto econômico e social positivo?

Escrevo isso apenas como uma reflexão mesmo, pois considero que ajudar a sí mesmo já desenvolve habilidades para ajudar outras pessoas.

A mudança tecnológica apenas começou. Drones, manufatura em casa, carros voadores, inteligência artifícial, criptomoedas, registro descentralizado global. O mundo ainda vai mudar muito.

Oi, Jonathas, como anda o documentario de voces?