Sou Considerado Maker só Programando?

Nessa quarentena resolvi explorar minha criatividade e fazer uns projetos pessoais com programação. Compartilho eles num canalzinho que fiz no youtube:

Mas não chego a manipular objetos, construir peças etc. Só sei codar kkk. Ainda sim posso me considerar um maker?

1 curtida

Olá. Uma vez conversando com um cara de eletrônica perguntei, “Se eu faço uma cadeira em madeira, filmo o processo explicando como se faz e disponibilizo o desenho técnico; isso não maker? Fazer e compartilhar”. Ele respondeu isso é marcenaria, se fosse fabricado em CNC seria maker.

“Maker: A nova revolução industrial”, de Chris Anderson, pode te dar algumas respostas ou reflexões. Pelo que eu entendo, ser maker é fazer, modificar, melhorar, criar…seja linhas de código, receitas de bolo, soluções químicas, etc. É meter a cara e aprender fazendo.

A impressão 3D é uma prova disso. Tem quem ache que é só ligar e mandar fazer a peça. Há muito conhecimento e trabalho manual por trás de uma peça muito bem acabada. O canal FRATESCHI GARAGE mostra uma peça em ABS(impressão 3d) super acabada com uma pintura que parece que foi feita de plástico injetado.
Só não curto a galera que afirma que cultura maker é tecnologia em um discurso nítido de exclusão de outros saberes: marcenaria, trabalhos em metal, química, etc.