Dúvida Driver LED Cree Xt-e

Olá amigos,
alguém poderia me ajudar com uma dúvida? Sou leigo no assunto…

Estou montandouma luminária para um aquário e adquiri 5 Leds Cree XT-E Cool White com as seguintes especificações:
Corrente máxima
(mA): 1500
Potência máxima (W): *5
Tensão direta típica @ 350 mA , 85 ° C (V): 2,85

Estou com dificuldades de encontrar um driver para fazer a ligação em série desses Leds, os mais próximos que encontrei foram:
Driver 30W Saída DC 18~39V 900mA (tensão mínima um pouco maior que a dos Leds)
Driver 50W Saída DC 15~34V 1500mA (corrente em cima do limite dos Leds)
Qual vocês me aconselhariam utilizar? Ou que outra solução eu teria, resitores?

Muito obrigado!

Olá Wesley,

Estes Drivers podem queimar o LED se você ligar direto, a não ser que eles limitem a corrente para o que você escreveu (900 ou 1500 mA)
Se você colocar um Resistor para dividir a tensão, teremos no primeiro caso:
VR = 15,05V (tensão no Resistor)
IR = 900 mA (corrente no Resistor)
PR = VR * IR = 15,5 W (potência dissipada pelo Resistor)

A potência de 15,5W é bem elevada para um resistor, vai fazer aquecê-lo bastante e acaba sendo um desperdício de energia. Além de você precisar encontrar um resistor de cerca de 16,7 Ohms e com potência de no mínimo 16W (também pode ser feita uma associação de resistores)

O ideal é você utilizar um driver/fonte de corrente, onde você poderia inclusive mudar a luminosidade do LED de acordo com o que desejar. Daria até para programar uma elevação da luminosidade em função do tempo para quando ligar ou desligar, para não assustar os peixes.

Coloque o link do data sheet deste driver para eu dar uma olhada por favor.

Oi Adriano!
Muitíssimo obrigado pela ajuda!

Esses drivers que indiquei são de corrente contínua, limitando em 900mA no caso do 30W e 1500mA no caso do 50W.
Encontrei esses drivers no Ebay, por ser chinês não encontrei muita informação a respeito, só isto:
Tipo Número: QH-50LPO8-10X5W
Tensão de entrada: AC 85 ~ 277V
Tensão de saída: DC18-34 V
Corrente de saída: 1.5A (pode ser ajustado de acordo com as necessidades do cliente)
Potência de saída: 5-10X5W ( em 5-10 corda 5 e 1W dos LED contas de luz)
Eficiência de energia: ≥90%
Precisão atual constante: ± 3%
Fator de potência: ≥0,95
Ondinha: ≤2%
Link do Ebay
Datasheet do LED

Essa sua ideia de programar a elevação da luminosidade para não assustar os peixes é muito bacana e me interessa muito, mas não faço ideia de como fazer.

Obrigado novamente.

Olá Wesley.

Dei uma olhada lá, vai funcionar sim, lembre de ligar os LEDs em série.

Se você optar pela DC 18~39V e 900mA, vai ter uma luminosidade menor por LED, e como a Tensão mínima ultrapassa a Tensão admitida por LED, seria bom comprar um LED a mais e ligar todos em série. O que inclusive aumentaria a vida útil do LED (quanto menor a corrente e aquecimento mais eles duram).

Boa Sorte.

1 curtida

Entendido!
Muito obrigado mais uma vez pela ajuda Adriano.

Abraços