Dúvidas gerais sobre impressão 3D

Bom, sou novo aqui no forum, a minha ideia é um topico ondem discutiremos apenas assuntos relacionados a impressão 3D, seja ele qual for. ex ( regulagens, dificuldades, ideias, novidades, ajudua mutua e troca de experiencias), possuo uma Makerbot 2x, porem não achei um forum especifico impressão 3D na net, então acho q seria bom para todos.

De inicio vou começar com uma dificuldade que estou tendo:

Para impressão 0,1, a regulagem da plataforma é mto chata, ja perdi diversas impressões, umas por entupir bico outra por ficar muito longe. É so comigo este problema? alguem tem dicas a respeito do assunto?

Obs: Geralmente uso ABS com plataforma aquecida a 100 graus, extrussora em 230 graus.

Valeu

Fórum específico sobre impressão 3D: https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/reprapbr

Não faz muito sentido usar a temperatura da mesa aquecida em 100°C com ABS. A temperatura do início da transição vítrea do ABS é 105°C, então, para provocar adesão, você deve ficar acima desse valor - digamos, 110°C, e tem ainda um povo que usa 120°C.

Se quer usar impressão com 0.1mm você tem que ter a mesa muito bem nivelada e algum substrato para adesão. Para as impressões mais complicadas eu uso Cola para PVC da Tigre, mas para impressões comuns eu uso uma cola de bastão que tenha polivinilpirrolideno (PVP) como a Scotch 3M ou então spray de cabelo extra-seco Karina. O spray extra-seco no vidro provoca bastante adesão, mas a vantagem da cola 3M é que aumenta a adesão ao esquentar e diminui ao esfriar, então no final fica mais fácil destacar a peça com a mesa fria. Ambas não deixam resíduos e são laváveis com água.

E a propósito, tem gent que usa kapton no vidro pra aumentar a adesão. Kapton é uma fita dourada translúcida termorresistente, aguenta temperaturas de até 500°C se não me falha a memória. No entanto, eu acho uma porcaria, e é difícil de aplicar, difícil de remover, rasga toda hora e nunca funcionou bem comigo.

1 curtida

Certo, agradeço a atenção.

Então a plataforma da makerbot repricator 2x, na verdade não tenho certeza se a plataforma é de vidro, ela parece sim um vidro temperado preto, mais tenho minhas duvidas, eu uso uma fita amarela que vem na propria makerbot, geralmente é boa, mais para trabalhos com 0,1 realmemte as vezes deixa a desejar. Estou pensando em mandar fazer uma base to tamanho da original pra usar em cima da que vem na maquina, aonde usaria com cola como vc falou e depois ficaria mais facil para remover, lavar etc. Quanto a utilização de cola eu ainda não usei, mais vou começar a testar a dica. Valeu.

Mudando de assunto, tenho andado testando o filamento dissoluvel, ja ouviu falar??? Estou gostando muito, pois imprimo o raft e os suportes com ele e a peça em si no ABS depois coloco na acido e ele deixa o ABS limpinho sem nada. Muito legal.

A plataforma da Makerbot Replicator 2 é de borossilicato, um vidro reforçado difícil de achar no Brasil. A fita amarela é Kapton - a substância da fita se chama poliimida, com dois “i” mesmo, e é termorresistente, mas ela não é boa pra provocar adesão. E o filamento solúvel que você menciona é o filamento de PVA - na verdade a mesma substância usada na cola branca! Infelizmente o meu segundo extrusor ainda está pra chegar, mas eu vi sim que é muito útil pra usar como suporte e sai fácil com água.

Então, essa é a repricator 2X, acho que a plataforma muda, pois a 2 não é aquecida e a 2X ja é.
Uso o filamento de ABS, a que é propria para PLA é a repricator 2.
O filamento dissoluvel é mto util sim, porem eu não disolvo na agua, segundo o representante da Makerbot aqui no brasil eu tenho que usar um acido chamado D-limoneno, e é assim que venho fzendo, porem agora me veio a duvida, sera que é disolvido em agua tambem???rsrsrs vou testar hehe…

A makerbot tem essa diferença.

Repricator 2 - possue 1 extrussora e sem base aquecida, com dois collers para imprimir PLA.
Repricator 2x - possue e extrussoras com base aquecida, com apenas 1 collers cada é imprimi nativamente ABS, para imprimir PLA, preciso fazer uma adptação de mais 2 collers para resfriar o PLA mais rapido e sem base aquecida.

Vc ja testou filamento Flexivel???

Abraço

Ah, se dissolve em limoneno (difícil de achar no Brasil) é HIPS, um tipo de poliestireno (o material que dá origem ao isopor). Mas parece que água morna também funciona.

Já testei filamentos flexíveis sim, testei nylon, filaflex e o filamento flexível da filamentos3dbrasil. O galho é que eles precisam de um extrusor sem folga, senão embolam.

Entendi, o pessoal da filamento3dbrasil me enviaram um poupo de filamento flexivel deles pra testar.

No caso é teste porque é o filamento de 1.75mm, que eles ainda estão em avaliação, vou testar semana que vem esse filamento na minha pra ver como fica.

Vc ja tem as manhas quanto a temperatura para extrusão? a mesa pode ser aquecida a 115 graus? qual velocidade vc usou?

vc usa watssap?

Vc usa watssap?
Pois acho que ficara mais facil trocar informações, abraço

Sim, mas preferiria não dar meu número particular por aqui. Pode mandar o seu número de whatsapp pra patola@gmail.com que eu te adiciono nele…

Watssapp galera ? Eu li até aqui pra morrer na praia rsss ? Tava tão bom … Continuem a discussão por aqui mesmo e deixa o Watssapp pra um assunto mais pessoal rss.

Por mim sem problema, tens duvidas tambem?

No momento estou estudando e reunindo informações para decidir que tipo e qual impressora começar. Abandonei o aeromodelismo por falta de tempo, e por isso estou pegando as dicas aos poucos, e anotando. Estou acompanhando o tópico e por isso eu disse para continuarem por aqui.

Boa @guibizi, só ajustei o nome do tópico para ficar mais claro!

Otimo @Evertton, estude bastante, converse com quem puder antes de comprar, no meu caso, acabei pulando essa etapa na epoca e por isso acabei comprando um equipamento que é bom sim, porem bem caro. Depois percebi que com bem menos ja poderia ter uma boa impressora pra começar. Eu praticava mto automodelismo, mais no momento o que esta me faltando muito é “Tempo”.

Quais das impressoras nacionais que posse a melhor resolução? no meu caso , preciso imprimir em 3d faces humanas… quais as maiores e com maior resolução? tem alguma nacional que imprime em 50 micra?

Ter ate tem mas tecnologia fdm nao creio que seja uma boa pra isso
Ao menos que você nao se importe em dar acabamento nas peças depois
Se for atrás de impressora sla como aa form1 acredito q ela chegue a imprimir camadas ainda.mais finas que isso

Fala com Murilo da ProtoMak! www.pmk3d.com

Bom dia.
A MFPRO vende vidros sob medida para mesas aquecidas.
O vidro vem com 4 grampos para sua fixação.
Confira!!!

Olá! É ótimo iniciar um tópico dedicado à impressão 3D. Quanto à sua dificuldade com a regulagem da plataforma para impressões em 0,1mm, você não está sozinho. A precisão necessária para essa espessura pode tornar a nivelagem da plataforma um desafio. Algumas dicas para melhorar isso incluem garantir que a superfície da plataforma esteja limpa e livre de resíduos, ajustar cuidadosamente os parafusos de nivelamento e verificar a uniformidade do calor da plataforma aquecida. Também é importante considerar a possibilidade de usar um sistema de nivelamento automático, se sua impressora suportar, para obter resultados mais consistentes.