Como escolher uma impressora 3D?

Estou pensando em comprar minha primeira impressora 3D, mas tenho muitas dúvidas sobre como esolher a que é mais adequada para mim. Minhas dúvidas passam por:

  • marca & modelo
  • custos da impressora
  • custos do material de impressão
  • manutenção
  • open source vs. closed source
  • qualidade da impressão

Alguém já pensou em como fazer estas escolhas?

@felipesanches você é especialista no assunto, o que pode dizer?

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Sou leigo no assunto, mas eu escolheria baseado na utilidade que eu daria para ela.
Se fosse para, de alguma forma, ganhar dinheiro com ela, certamente eu escolheria uma que tivesse uma melhor qualidade de impressão, mesmo que isso envolvesse custos maiores na compra da impressora e do material de impressão.
Mas, se a ideia fosse adquirir uma impressora dessas apenas para aprendizagem, projetos ou protótipos pessoais, escolheria uma que tivesse um custo mais acessível, em todos os sentidos, independente da qualidade do produto final.

Não tenho nenhuma experiência com impressoras 3D, mas uma vez entrei em contato com este projeto brasileiro:

Parece bem legal!

A Metamáquina é um projeto fantástico e com uma turma que entende tudo do assunto. Um deles é o @felipesanches que já está aqui no fórum. Acho que ele poderá dar várias dicas legais para nós leigos no assunto.

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Tem um kit para montar uma impressora 3D na seção “deals” do DealExtreme por ~540 USD. Não sei a qualidade mas nunca vi nenhuma tão acessível: http://deals.dx.com/team.php?id=4901

Não! Nunca! Comprar kit do dealextreme ou aliexpress ou outra loja chinesa – além do problema da demora e da provável altíssima taxação que vai sofrer - você não terá garantia nenhuma, terá peças difíceis de achar se você as quebrar ou perder (e isso vai acontecer) e terá muito pouco apoio pra conseguir terminar. Sim, construir uma “reprap” a partir do zero é um exercício muito bom, nem tão difícil assim e ótimo pra você saber como operar a impressora 3D depois. Mas se for pra comprar kits completos, existem várias empresas brasileiras como a Tato, a Movtech e a Sethi3D que vendem kits a preços acessíveis e com peças encontráveis no mercado nacional, e manuais em português ricos em fotos. E o mais importante, suporte nacional perto de você!

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Detalhe que essa versão (antiga) da Mendel tem problemas estruturais, a estrutura em formato triangular deixa a impressora “bamba” e muito mais propensa a problemas, além de torná-la mais difícil de consertar (mais peças pra desmontar e remontar). Veja esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IQuUqd9ldUU

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A impressora da metamáquina é uma Prusa Air nacionalizada, um projeto legal. E ela ser completamente open-source é realmente um ponto alto do projeto deles.

Quem não entende esses nomes que estou usando, é porque praticamente todas as impressoras “abertas” do mercado são na verdade modificações dos projetos open-source disponibilizados no sítio web reprap.org, o que originou as impressoras 3D domésticas.

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De forma prática as diferenças de qualidade das impressoras FDM (Fused Deposition Modelling) / FFF (Fused Filament Fabrication), ou seja, que derretem termoplásticos, são bem pequenas. Alguns pontos a se notar é se a impressora tem mesa aquecida - será necessário se for usar o termoplástico ABS, o plástico de lego; que tipo de filamento ela aceita - o mais popular é 3mm, mas existe de 1.75mm; se ela tem LCD ou não - o LCD, que na verdade é um painel com slot pra cartão SD, permite operar a impressora desligada do computador; e a abertura de saída do extrusor/hotend, que idealmente é bom que esteja entre 0.3 e 0.5mm (pra mim o ideal é 0.4mm). Em geral, isso permite que elas alcancem resolução de 0.1mm de altura de camada, usando as configurações e circuitos das reprap.

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Ola… eu e dois amigos acabamos de fazer a nossa primeira impressora 3D uma RepRap open source…toda a parte mecanica da impressora foi feita com sucata de acrílico… e aparte eletronica foi comprada do aliexpress (o valor vale a espera kk) … a qualidade de impressao no primeiro momento nao foi tao boa… pois nao tinha um sistema de controle ideal de temperatura do material… mas conseguimos resolver isso adicionando um conjunto de peça desenhada por nos e impressa na própria impressora 3D…em relação ao custo… ai depende… se vc tiver tempo de fazer a sua e de espera os componentes chegar… vale MUITO fazer uma open source… tem um otima qualidade e a manutenção é simples …
http://reprap.org/wiki/RepRap
da uma olhada desse link… tem vários modelos… qualquer duvida…pode fala…

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Olá!

Ainda não construí a minha impressora 3D, mas vou inserir um extrusor em uma fresadora CNC que acabei de construir, adaptando-a pra ser também impressora.

Em todo caso, uma referência que me ajudou bastante a entender as diversas partes do universo relacionado as 3d printers é este: http://www.tweaktown.com/guides/5287/tweaktown-s-guide-to-3d-printing-part-1-what-makes-up-a-3d-printer-/index.html

Uma coisa que tenho lido bastante por aí é que a rigidez da estrutura é uma das grandes responsáveis por um bom/excelente acabamento na peça, pois os motores de passo são por essência geradores de vibração. Este fato somado à inércia da movimentação dos guias lineares e às folgas (sempre) existentes, podem gerar flexão excessiva nos eixos e dar uma bagunçada na qualidade.

Mas isso ainda é teoria e sentimento intuitivo, vou saber melhor mais na frente. Valeu!!

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Recentemente, adquiri uma Up! 3D Plus 2 que usa filamento de 1,75mm. Ela dá um acabamento melhor à superfície. Usamos até para pequenos lotes piloto. Uso profissionalmente e atende muito bem.

Paguei R$ 6.500,00 mais R$ 120,00 (não estou na capital). O rolo de filamento (700g) custa R$ 185,00 (a impressora acompanha um rolo na cor branca). É possível usar filamentos de qualquer marca (ABS ou PLA).

O software de impressão é proprietário, porém gratuito. Permite fazer os justes básicos para impressão (rotacionar, posicionar, dimensionar, suportes, etc).

Escolhi esse modelo depois pesquisar vários outros. Seus pontos fortes são: guias trapezoidais no lugar de polias (menor desgaste/manutenção/folgas, maior precisão); sistema automático de calibragem (nada de enfiar cartão de visita entre a base e o cabeçote) e o filamento de 1,75mm (melhor acabamento nas superfícies).

Distribuidor: http://www.up3dbrasil.com.br/
Opções de filamentos: http://www.cliever.com.br/ e “www.filamentos3dbrasil.com.br

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Resultado de um protótipo com a UP 3D Plus 2, modo “Fast”, para referência:

Uma correção: Ela usa polias também. Mesmo assim, o resultado é muito bom. Estou satisfeito.

Olá @ramorais, show de bola. Valeu pelas dicas.
Agora fale um pouco mais do que você está construindo… gostei da imagem e fiquei curioso!

Olá, @mlemos. É um pequeno smartphone com funções apenas de dados (GPRS). Será usado na Africa como uma espécie de carteira de dinheiro eletrônica. Fui contratado para projetá-lo.

É um produto bem especifico: um sistema ARM (STM32F4) com RAM e Flash sob medida para a aplicação, display 2.8’’ TFT sensivel ao toque capacitivo, além dos módulos de comunicação GSM e WiFi. Como eles sofrem com a falta de energia elétrica por lá, o sistema foi projetado para consumir muito pouca energia. A bateria dura meses em stand-by.

A principio, eu ia chumbar todo o software num firmware monilitico, mas depois decidi que ficaria mais elegante se eu dividisse o software em sistema/processos. Essa abordagem também deixa mais simples as atualizações do firmware.

É um projeto muito bacana. Eu gostaria de poder abrir mais, mas meu cliente me mataria.
Dia 24/7 estarei em São Paulo para entregar os protótipos, se quiser conhecer um dos aparelhos terei prazer em mostrar.

Abraços,

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bom, sou novo aki, me interessei pelo assunto pois estou pesquisando sobre adquirir uma impressora 3d para fazer pequenas peças para comercio, mas estou indeciso em qual escolher.
pergunta.: qual impressora de melhor custo beneficio e melhor acabamento?
2 só as mais top que faz impressão com acabamento da superficie quase 100% lisa? tipo… sem o listradinho…
3- quais impressoras 3d imprimem colorido? valem a pena?
4- ouviram falar na impressora 3d q usa como materia prima garrafas pet? o que acham? vale apena aguardar para comprar e usar garrafas como materia prima? abaixando os gastos com materiais
grato desde ja

@patola, esta é sua especialidade…

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1 - As variações de qualidade nas impressoras 3D, se usam o mesmo método, são pequenas; as domésticas usam “Fused Deposition Modeling”, ou deposição de plástico fundido. Mas de modo genérico, as que conseguem melhor qualidade são aquelas que usam a mesa parada (como sacodem menos a peça, dão menos variações) e têm uma caixa protetora (ajuda a manter temperatura constante, especialmente importante no caso do ABS que sofre deformações). Outra coisa que pode ajudar na qualidade é a existência de um segundo extrusor para se usar suporte solúvel; você tem menos trabalho de arte-final e menos imprecisões assim.

Mas mesmo com tudo isso, uma impressora sem caixa protetora e com mesa móvel bem regulada usando apenas um extrusor pode dar um “show” em uma sem isso.

2 - Não, não são as mais top. Acredite, a variação do tipo que imagina é quase inexistente. Apenas métodos diferentes (usados em impressoras industriais que nem mesmo usam o mesmo tipo de material) terão acabamento melhor.

O fatiador usado (proprietário, slic3r, cura engine, kisslicer, simplify3d entre outros) dá diferença no acabadamento também. Existe um povo trabalhando em um fatiador que permitirá fazer coberturas mais lisas usando de caminhos no eixo Z.

3 - Imprimir colorido com filamento de plástico: esqueça isso, pelo menos pras impressoras domésticas. Claro, com dois ou até três extrusores você pode usar filamentos de cores diferentes, mas não pode misturar as cores. Isso é porque impressoras 3D são feitas pra criar objetos, não pra reproduzir informação. A importância dos objetos coloridos é enormemente superestimada por causa do viés cognitivo de usarmos a palavra “impressora”.

Impressoras industriais de dezenas de milhares de dólares conseguem imprimir em tonalidades diferentes. Mas, lembre-se, usam métodos diferentes.

4 - sim, ouvi falar, e não acredite, a menção foi só ao filamento vendido, que tem 15% do material dele produzido a partir de garrafas PET. Não existe nada equivalente a você alimentar uma impressora 3D com garrafas PET e não existirá tão cedo, por complicações imensas nas tecnologias de reciclagem que a gente não vê na televisão.

A Up! é uma impressora muito bonita mesmo, pena que seu design seja fechadão. Mas olha, você está pagando muito caro pelo filamento, a Up! usa rolos comuns, não é como a Cube3D que vende um 6 vezes mais caro só por causa de um circuitinho pra detectar fim do filamento. Eu pago R$ 85,00 pelas promoções de compra coletiva que praticamente todo mês tem no grupo google reprapbr, e agora está surgindo opção com PLA também só que a R$ 110. Isso pelo quilo, não 700g! A filamentos3dbrasil, a movtech e a maq3dbr são três empresas que proporcionam essas compras coletivas.

E a propósito, lindo projeto!

Mais uma coisa - o sistema de calibragem automático não é superior ao manual e certamente não o substitui por completo. O automático tenta corrigir no software variações de material físico, mas ângulos e encaixes não se dobram ao software, e uma máquina com encaixes ruins sofrerá uma degradação ainda maior por eles nunca serem corrigidos “de verdade”, sendo apenas atenuados pelo software com cálculos de distância e inclinação. Então a menção ao “nada de enfiar cartão de visita entre a base e o (sic) cabeçote” pode parecer vantagem, mas a longo prazo é desvantagem.

Vale lembrar ainda que o mesmo sistema já existe em impressoras open-source, portado para o firmware Marlin por um brasileiro que mora em Campinas - Alex Borro. A receita para fazer as peças em impressoras open-source (que por seu design aberto eu acho infinitamente superiores a qualquer fechada da vida, e fazer modificações como colocar extrusor duplo ou triplo nelas é relativamente fácil) está aqui: https://groups.google.com/forum/#!topic/reprapbr/Bwq4iyOl3aQ[1-25-false]