Bom dia a todos!
Sou novo neste ramo! comprei uma impressora 3D e gostaria de saber como posso fazer acabamento nas peças em PLA.
alguém poderia me ajudar explicando quais são os passos e como fazer cada um deles?
já vi vários videos na internet mais não ajudaram muito.
Qual o primeiro passo?
primeiro tenho que lixar a peça com lixa 100 e 400?
lixa 400 para deixar mais lixo e a 100 para dar um acabamento melhor?
Depois dou um tratamento com acetona pura? para deixar lisinho?
próximo passo seria passar o primer? passo direto? posso passar com pincel?
depois do primer vem a tinta, eu poderia pintar com pincel tambem? a tinta pura?
muito obrigado e agradeço a ajuda!
Acetona não tem nenhuma ação sobre PLA, acetona é usada em ABS.
Se for lixar, use sempre lixa d’água e COM ÁGUA, se usar lixa a seco vai entupir a lixa e provavelmente estragar a peça, pois o PLA é sensivel ao aquecimento localizado causado pelo lixamento.
Lixa 100 é grossa demais, use 280 e depois 400 e até 600 se quiser, mas é possível também obter um bom acabamento usando um primer da Colorgin, chamado Uso Geral Premium, é um primer bastante “grosso”.
Eu sugiro o uso de tinta spray, eu pessoalmente só uso a marca Colorgin, pois já descobri que tinta barata não vale o que custa.
Você tem de agitar MUITO BEM a lata antes de usar, e dar diversas camadas finas agitando sempre antes de cada aplicação.
Depois de duas ou três demãos finas e de o primer estrar seco, você faz o lixamento. O lixamento vai remover o primer das partes salientes da peça, mas o primer que ficou nos intestícios das camadas vai permanecer, e quando você aplicar a nova camada já terá uma cobertura uniforme de primer ou tinta.
Essas imagens são de peças em PLA de uma maquete de um equipamento de Mamografia, que fiz para uma faculdade de medicina local, ela foi pintada com spray branco fosco depois desse trabalho.

Quanto maior o numero da lixa maior o acabamento que ela dá, a ordem correta seria por exemplo:
100 , 400 , 600 , 1000 …