É possível fazer CNC caseira com Arduino sem utilizar o CNC Shield?

#1

Pessoal queria saber se é possível fazer uma pequena CNC caseira com Arduino sem utilizar o CNC Shield?

0 Likes

#2

Certamente que sim, mas precisa ver duas coisas:

1- serã que não sai mais caro os componentes separados do que o shield pronto ? (geralmetne sai)
2- Se houver um problema, digamos em um tFET do driver, será que o dano não atingirá o Arduino ? (provavelmente sim, pois os FETs não gostam de morrer sozinhos, eles geralmente levam consigo quem está em volta… :joy:)

2 Likes

#3

Como o ludicon falou, sim. E legal fazer isso para aprender. Agora, se vai gastar bem mais tempo ligando tudo em uma protoboard, ou soldando tudo vc mesmo, tem coisas, que não vale apena economizar.

1 Like

#4

@drexus um conselho de quem fez exatamente isto.

Projetei, confeccionei e montei os drivers como aprendizado e deu super certo. Usei MOSFET, PIC e tals. Meu objetivo era um circuito capaz de controlar 1 motor NEMA17 para outro uso, então fiz 3 logo e usei na CNC como testes. Usei na minha CNC caseira durante um bom tempo.

Só que se quiser eliminar um monte de variáveis na montagem da CNC utilize os drivers e shield para Arduino. Facilita muito na hora de corrigir os problemas da CNC.

Depois se quiser, poderá montar um circuito a título de aprendizado e conhecimento e testa-lo na CNC, mas nessa altura você já terá o conhecimento do funcionamento correto da mesma e poderá comparar para ajustar o seu circuito.

É só uma dica ok.

Abraços.

0 Likes