Boa tarde, estou utilizando o sensor SCT-013 100 para medir a corrente de alguns equipamentos e consequentemente calcular sua potencia.
Montei este circuito, como disponibilizado no site:
Para tentar entender o problema assisti a apresentação do Manoel na Campus Party e tem um momento no qual ele menciona um valor de calibração. Nesta mesma apresnetação, ele cita que a leitura de cargas muito baixas demonstram um erro considerável.
Este valor é que deve ser ajustado para que o circuito demonstre 0 na leitura em aberto.
Como sabemos, na vida real as coisas são diferentes do ideal, por exemplo, os resistores que foram usados no circuito podem ter um erro de até 5%, e é exatamente isto que está fazendo aparecer um desbalanço na leitura.
@Andre_Gomes o problema é que com o circuito apresentado cria-se um “nível” de erro na entrada do conversor AD do Uno.
O correto é utilizar um circuito de conformação do sinal entre o sensor de corrente e o Arduino, projetado de forma adequada para os níveis de sinal envolvidos.
Da forma como está dá pra fazer e como já citaram aqui você precisa “ajustar” no software esse valor inconveniente.
Creio que a melhor forma agora seria você ajustar o valor via software, ou seja, subtraindo do valor lido o valor que você tem como “erro”. Na tela foi algo como 0,14A.
Faça as contas.
Pela internet você encontra vários desses circuitos conformadores, mas ai já é outra história pelo fato de ser complexo conformar um sinal desses.