Ola Equipe,
Tenho um Ubuntu 18.04, com o IDE do arduino 1.8.7, um ESP32 e versão do Python 3.6 (acho).
Estou tentando mandar um dos exemplos o “WIFI” para ele, mas ele manda uma mensagem de erro com python, como se não achasse no PATH.
Preciso de ajuda.
Ele não encontrou o Python no $PATH mas não reclamou de versão também. Vamos começar um debug (pode ser um pouco chato, persevere). Comece com esse comando e copie e cole a saída:
Eu fui um dos que instalou o 18 assim que saiu, e já reinstalei diversas vezes. Mas existem alguns softwares que funcionam perfeitamente no 16 e simplesmente não funcionam de jeito nenhum no 18.
E os tutoriais de auxílio em boa parte não servem, porque a estrutura de pastas e arquivos do sistema foi drasticamente alterada, então quando te sugerem editar um determinado arquivo em uma determinada pasta, nenhum dos dois existe… (estou tendo de digitar comando de configuração de teclado a cada vez que ligo a máquina ou volto do modo de suspensão…simplesmente NÃO CONFIGURA o teclado ABNT2)
O sistema em si funciona sem problemas. Os problemas que eu tive foram com alguns programas mais antigos, que rodam bem no 16.04 mas que se recusam a funcionar no 18.04.
Já estou conseguindo passar programas para o ESP32.
Faltava somente apertar o botão EN da placa.
Bom, agora estudar python, tentar botar as idéias em prática.
Senhores vou precisar de ajuda e desde já agradeço a todos.
ls =l $(which python) deveria só retornar o python que está no path, a saida do seu comando significa que não tinha python no path mesmo.
djames@kgb:~$ ls -l $(which python)
lrwxrwxrwx 1 root root 9 Mar 11 2018 /usr/bin/python -> python2.7
Quando você alterou o path do 2.7 para 3.6, provavelmente quebrou algumas aplicações que chama o python em /usr/bin/python.
O ideial seria criar um alias para o arduino:
alias python=/usr/bin/python2.7
Pelo visto, nem no path está, então pode ser que você resolveria simplesmente incluindo-o ao path:
PATH=$PATH:/usr/bin/
export $PATH
cd arduino-1.8.5/ && ./arduino
Ola Fazedores,
Já existia no PATH o /usr/bin, mas mesmo assim ele não funcionava.
A versão do python para o Ubuntu 18.04 já é 3.6, até o momento não tive qq problema, mas é somente o tempo e os programas que vão dizer.
O importante que já tenho um ambiente pata poder testar e testar e testar.