Impressão 3D da face do bebê do exame da ultrassonografia

Olá gente, estou tentando montar um projeto para impressão em 3d da imagem do bebê do exame da ultrassonografia mantendo suas caracteristicas faciais sou leigo no assunto, minha duvida e a seguinte, eu posso pegar a imagem em jpeg, o no arquivo DICOM, para baixar e trabalhar o arquivo em um software de 3d para o preparo da impressão ?

Agradeço as informações que este fórum possa me brindar.

Para impressão 3D você precisa de arquivos .STL ou .OBJ, JPEG não serve pois é 2D.
Dei uma pesquisada sobre converter arquivos DICOM para STL e ao que parece existe um portal gratuito:

https://www.embodi3d.com/democratiz3D/

Quanto à impressão em si, se deseja detalhes finos você terá de partir direto para processos DLP ou SLA (ambos em resina), e prepare o bolso…
Impressão 3D pelo processo FDM não dará resultados muito bons a menos que faça em ABS e trate com vapor de acetona, pois a altura minima de camada de uma impressora 3D FDM geralmente fica em torno de 0.1mm, o que deixa a impressão “riscada”.

1 Curtida

Excelente Ludicon, vou iniciar o projeto, me recomendaria uma impressora com bom acabamento em ABS, pensei no inicio em uma Sethi S3, o teria outra melhor ?

Eu tenho duas Sethi3D modelo AIP, uma delas há mais de dois anos, e escolhi esse fabricante pelo excelente custo-benefício da máquina e pelo excepcional pós-venda e suporte técnico.
Recomendo a Sethi3D de olhos fechados !
Comentários adicionais: para obter bons resultados em impressão com ABS, a impressora precisa estar protegida de correntes de ar. Assim, se você for escolher um modelo aberto (como a AIP, meu caso), adquira ou faça uma caixa protetora (a própria Sethi3D já vende uma caixa adequada para as AIP). Se o modelo escolhido for fechado (S2 ou S3) não precisa se preocupar com isso.
Outro detalhe : Acetona é PERIGOSA, além de complicada de comprar. A “acetona” de farmácia vendida para remover esmalte de unhas não serve, você precisa de Acetona pura. E lembre-se de que ela forma vapores tóxicos e explosivos. NUNCA tente fazer tratamento com vapor de acetona aquecendo a acetona em chama aberta. Eu faço em temperatura ambiente, apenas usando um vaso fechado e um material poroso molhado com acetona, o processo demora mas é mais seguro e previsível. Se tiver mesmo de aquecer (por exemplo, em climas muito frios), use um aquecedor elétrico ou até mesmo a própria mesa da impressora. Ajuste a temperatura para uns 45 ou 50 graus, é suficiente.

Boa noite Ludicon, estava tentando pelo site embodi3d que você me indico , mais ele converte arquivos Dicom a STL so de Tomografia, voce terá outra forma para converter o arquivo Dicom da Ultrassonografia?

Olha a informação do site, fala so do ultrassom em 2D , mais a imagem em 3D e a que eu quero trabalhar, terá alguma forma.

“As imagens de ultra-som são geradas quando as ondas de som são enviadas para o corpo por um emissor de ultra-som. As ondas, em seguida, saltam várias estruturas e são detectadas por um receptor, normalmente incorporado ao emissor. O conceito é semelhante ao sonar que é usado em navios e submarinos. Com base na força e profundidade do retorno do som, uma imagem pode ser criada. As imagens de ultra-som podem ser usadas para impressão em 3D, no entanto é muito difícil fazê-lo porque as imagens individuais não estão registradas em um local fixo no espaço. As imagens são adquiridas deslizando o transdutor de ultra-som na pele. A localização exata no espaço e no ângulo do transdutor no momento da aquisição da imagem não é conhecida, o que torna a geração de um volume 3D difícil ou impossível”

Eu entendo MUITO de projeto e de impressão em 3D, mas não mexo com área médica.
Sei como funciona o ultrassom, mas não conheço os arquivos que ele gera. Isso vai ter de ser por sua conta…

Bom dia!

Temos experiência na conversao dos arquivos DICOM para STL, limpeza e reconstrução da malha, bem como impressão 3d em diversas tecnologias.

nosso site www.3dcriar.com.br - temos impressoras FDM, SLA, DLP e SLS.

Inclusive para a impressão de fetos, já desenvolvemos um projeto com a maior fabricante mundial de equipamentos de ultrasson e ressonancia para impressão em escala industrial dos fetos .

Já sabemos quais são as barreiras e desafios junto as clinicas de radiologia e centros de diagnostico.

Mais do que simplesmente fornecer a impressora 3d, podemos te ajudar a materializar o projeto.

Abcs

André Skortzaru
11 972811999

Precisei reparar e converter arquivos de Arquitetura gerados em Sketchup e acabei me defrontando com um portal que faz inclusive a conversão de arquivos DICOM:

Espero que seja útil…

Creation of construction and millwork drawings, photoreal 3D renderings for products and projects. Specialities: architectural rendering, product 3d modeling, 3D interior visualization. https://ufo3d.com