Introdução ao arduino, ajuda para começar na automação! [INICIANTE]

Boa tarde pessoal.

Sábado, fiz a compra dos meus materias, para começar a montar coisas usando arduino, tenho uma empresa de consultoria, trabalho com elétrica, câmeras de segurança e informática.

Como o mercado é bastante segmentado e competitivo, gostaria de ter uma nova linha, para oferecer aos clientes, foi então, que pensei em oferecer, nas mais simples instalações elétricas, alguma opção de automação.

Vamos lá, comprei os seguintes itens:

No Kit iniciante, vem o arduino uno, sensor ultrasonico, sensor de temperatura e umidade DTH11, LCD 16x02 e mais coisas…

Na minha idéia, queria usar o meu apartamento, como casa de teste, então, quero aprender e colocar em prática, a automação em casa, para depois oferecer…

Vamos as dúvidas!

Em muitos lugares, o pessoal tem pouca paciência para compartilhar, o que um dia aprendeu com outras pessoas, e por eu ser iniciante, quero tirar as dúvidas desde o início.

1 - Na criação de um projeto Sketch, eu peguei um pronto e dei umas mexidas nele, pra testar o sensor DTH11 + LCD com i2C, deu tudo certo, a minha dúvida é, com este projeto rodando, digamos que quero colocar mais coisas para funcionar junto a esse, como faço pra compartilhar o uso do lcd, com os comandos que forem sendo necessários? É no mesmo projeto?

Eu ontem, pra economizar espaço na protoboard, soldei o i2C direto no LCD, 90 graus, para poder meter no tripod e usar o lcd sem problemas, tenho um suporte de lcd. posto fotos logo mais!

Dúvida em relação ao LCD com i2C, eles usam os pinos A4 e A5, no caso de outros projetos, os pinos do LCD poderão ser alterados, ou serão sempre esses? Caso eu precise compartilhar pinos, preciso endereçar o serviço e usar os pinos na protoboard, certo?

Vocês me recomendariam uma apostila básica, para começar a ler sobre a programação e a criação de Sketchs? quero deixar de pegar o programa pronto, e escrever o meu próprio.

Sei que minhas dúvidas são básicas, espero que possam me ajudar!

Se possível, complemento com outras dúvidas, no decorrer desta postagem.

Desde já,

Muito obrigado a todos!