Monitorar o status dos pinos do RPI pelo browser

Estou com a seguinte dificuldade, tenho um programa pronto que aciona um relé para controle de uma contatora, para fazer este controle, fiz uma página em html porem preciso que ela me mostre o status do relé que é acionado por um programa em python bem conhecido por quem usa o RPI. Tenho procurado na internet mas nada mostra especificamente o programa que devo colocar no browser para poder monitorar o “status”, sempre apresentam programas gigantescos com a parte de html mais os programas de acionamento e a confusão é tanta que não consigo extrair somente a parte que acessa o status de “ligado” ou “desligado”, alguem pode ajudar. Quero lembrar que sou iniciante e preciso de informações razoavelmente fáceis de entender. obrigado. abaixo coloco a foto onde deverá aparecer sempre que estiver ligado o relé

Você não vai conseguir mostrar o status de ligado ou desligado da lâmpada apenas com um frontend em HTML, é necessário programar um backend que, provavelmente é este código que te gera “confusão”. É necessário instalar um servidor web e utilizar alguma linguagem, como o próprio Python para repassar esses dados ao template.

Os pinos de GPIO ficam em /sys/class/gpio. Existem várias possibilidades para consultar.

Se for em python (supondo que o relé está no gpio21 para exemplo):

gp_status_file = open("/sys/class/gpio/gpio21/value",“r”)
gp_status = gp_status_file.read();

Se quiser usar python sem abrir arquivo:
import os
os.system(“cat /sys/class/gpio/gpio21/value”)

Se quiser consultar via console:
gpio -g read 21