Montando impressora 3D caseira

Olá galera !

Lá vamos nós … tem um tempo que estou querendo montar uma impressora 3D, porém tenho muitas duvidas.

O modelo que acho bem interessante ao qual eu gostaria de criar uma similar seria a Ender 5 Plus (Nada bobo né…)

Bom …

O motivo da escolha é por ser um modelo de uma marca meio que consolidado no mercado, com uma área de impressão bem bacana, porém tem uma parte bem critica … ela é um modelo CORE XY e fiquei meio em choque quando vi isso nos vídeos …

Algumas duvidas …

Qual o programa que utilizo na placa , provavelmente vou usar um arduino mesmo comum de 8 bits…

os motores seria viavel utilizar os nema 17 ? são pequenos e etc …

Vejo itens em 12 V e em 24 V … qual seria o mais adequado ?

Sobre a extrusora… a ender 5 plus utiliza qual modelo ? Direct ou Bowden

obs… abri este tópico pois nao encontrei nenhum =/…

Camarada, eu montei uma core xy e não achei que valeu a pena. O que gastei de material dava pra comprar uma impressora nova.
Se procurar no Olx encontra impressora até de R$500 da galera que compra ou ganha e não sabe usar.
Mas se quiser montar mesmo assim só pelo desafio então vá em frente.
Eu usei motor Nema 17 mesmo. Como eu já tinha fonte e mesa aquecida 24V então usei essa tensão mesmo. Apesar de preferir o sistema 12v pra ficar mais fácil caso queira usar um laser depois.
Boa sorte aí.

1 curtida

Boa noite !

@rogerbsp

Obrigado por compartilhar sua experiencia =)

é rapaz … exatamente por esse motivo eu estive realizando alguns levantamentos de valores e tudo mais …

atualmente tem bastante impressoras 3D usadas no mercado (OLX) e sei nao se anda valendo a pena montar uma do zero …

me tira mais uma duvida @rogerbsp

Qual a capacidade de impressão da sua ?

O que vc quer dizer com capacidade?
Seria volume de impressão?
A minha é 300x300x400 mm

Eu tenho duas impressoras core xy nesse tamanho, uma bluer de uns 220x220x200 e uma anet A8.

De todas elas a que mais gosto é a bluer. A mesa esquenta muito rápido, a impressão é boa e é compacta.
Quando comprei a primeira impressora, uma core xy de 3 cores da zonestar, acabei escolhendo-a pelo tamanho, mas já faz uns 4 anos que faço impressão 3d e foram raras as vezes que precisei de uma mesa de 300x300.

1 curtida