Placas com foco em Audio

Olá pessoal,

Sou novo no mundo do arduino e estou começando a ler agora. Meu conhecimento em eletrônica e zero e de acordo com que tenho lido, o arduino facilita muito em alguns aspectos para quem quem não conhece eletronica.

Sempre gostei de instrumentos musicais, e ha dois meses comecei a estudar guitarra. A parte eletronica dos instrumentos sempre me chamou a atencao também.

Enfim, pensei como projeto de aprendizado e conhecimento da plataforma, construir meu próprio iRIG HD ( http://www.ikmultimedia.com/products/irighd/ )

Existe um projeto na web de um guitarrista e técnico em eletronica que ensina a fazer a outra versão do iRIG ( http://www.planetz.com/building-an-idevice-guitar-interface-cable/ )

Enfim, gostaria de saber quais são as placas de arduino (se é que ja existem) focadas nessa parte de áudio, com conversores A/D D/A embutidos, etc.

Um abraço a todos e parabens pela iniciativa de vcs.

Olá,

Minha experiência com microcontroladores está em peso no PIC porém tenho conhecimento que o Arduino (UNO por exemplo) possuí um boa quantidade de protas ADC, ou seja faz a conversão A/D. Dando uma pesquisada vi essa função que trabalha com uma saída analógica.

Let’s Rock!

Vamos lá, o arduino não será a melhor plataforma pra aplicar os efeitos mas para aprendizagem é sim uma boa. Comece usando o conversor A/D do arduino mesmo. Pelo que entendi o iRIG só digitaliza e não aplica nenhum efeito ao sinal correto? Então o que há é uma ponte entre o arduino e a USB do celular. Eu sei que há um shield com um codec 24bits mas não recordo o nome procurando no google você encontra. Eu tenho uns aqui parados que eu “vendo” por biblioteca no kicad rsrs Tenho 3 modelos diferentes que estou postergando o projeto faz um tempão. Minha ideia é brincar com a STM32f4 e construir um framework pra processamento de áudio em tempo real, mas esse projeto desceu na fila rs

1 curtida

@flaviowd: Audio Library para Teensy 3, em teste.

This new audio library brings 16 bit, 44.1 kHz quality audio to Arduino sketches running on Teensy 3.1.

Teensy!

1 curtida

@sksdutra legal descobrir que o Mk20 amostra 16bits no AD, não consegui encontrar a taxa de amostragem máxima, você sabe qual é? Uma coisa interessante é observar que o número de bits do DA é somente 6, o que deve dar um número efetivo de 3,5~4,5bits(chute não cheguei a checar) Como feature pró há o i2S que permitiria usar um codec externo posteriormente.

Falando sobre o Teensy 3.1 para entrada analógica ele tem 21 pinos, 2 conversores ADC com resolução de 16 bits, mas apenas 13 são utilizáveis, quanto à saída analógica tem apenas 1 com um conversor DAC com resolução de 12 bits.

Com a função analogRead() você pode ler 1 sinal por vez, mas como tem 2 ADC você pode ler 2 em concorrência, ótimo para áudio stereo, caixas direita/esquerda e etc. (inclusive ótimo para projetos de monitoramento de energia, pois pode ler voltagem e corrente ao mesmo tempo).

Além de possuir a biblioteca de áudio exclusiva, possui também a biblioteca para trabalhar com 2 ADC’s ao mesmo tempo.

Fonte de informação: PJRC: Teensy 3.1 New Features.

Olá pessoal,

Creio que esses links podem ajudam. Pelo que andei estudando, no momento da conversao AD é preciso construir um preamp e pelo que li, esse “algorítimo” é um clássico.

http://www.till.com/articles/GuitarPreamp/

Nesse video, o cara explica melhor o projeto dele e os porques de cada coisa

Construção do Projeto

Esquema

Abs

Então, como você pode ver no link disponibilizado na minha última postagem, poderá ver que o Teensy 3.1 dispõe de 2 Programmable Gain Amplifiers, creio que os parâmetros podem ser passados pela Audio Library.

Comi bola na hora de olhar o datasheet então. Li que eram 6 bits no DAC.

Pra fazer o processamento digital do áudio deve existir um filtro e casamento de impedância entre o conversor AD e a fonte de áudio.

O casamento de impedância deve existir para a máxima transferência de potência entre os elementos da linha de processamento.

O filtro deve proporcionar limitação de banda do sinal para evitar aliasing. Se o pessoal quiser posso escrever um post mais detalhado sobre o assunto.

Em todo caso eu focaria em conseguir passar o áudio de um lado para o outro e usaria o ccto mais simples possível, depois você itera e vai melhorando.

1 curtida

Este post é bem bacana, e para quem não manja nada de audio como eu, traz informações fundamentais:

Audio Interface Buying Guide

http://www.sweetwater.com/insync/audio-interface-buying-guide/