Arduino banco de mensagens mp3

Boa noite pessoal,
tenho pesquisado e não encontrei um esquema e sketch que realmente suprisse minha necessidade.
gostaria que o arduino tocasse arquivos mp3 endereçados, encontro esquemas de tocador mp3 mas de modo indexado (subindo ou descendo cursor para localizar a faixa desejada), gostaria de numerar cada faixa e digitar ou selecionar a faixa desejada.

uso pratico: dar voz a robos de acordo com botoes pressionados, menus auditivos (deficientes visuais),…

tipo isso? :
https://www.arduino.cc/en/Tutorial/StringIndexOf

Olá @jeffersonaraujo,

Deixa eu entender, você vai usar um destes Shields MP3, ou está construindo todo o circuito você mesmo?

Estou perguntando isto pois acredito que o Arduino não tenha condições de tocar MP3. A compressão de MP3 é bem pesada e você precisa de muito software para fazer a decodificação. Acho que o Arduino não consegue. Por isto que normalmente as pessoas usam Shields com algum chip especial para a decodificação dos MP3. E o Arduino simplesmente controla o Shield dizendo o que é para tocar e etc.

Por outro lado, você poderia fazer o Arduino tocar outros tipos de arquivos de som como .WAV. Neste caso a coisa é mais simples pq não tem compressão. É ler o dado e tocar. Veja um exemplo aqui:

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/SimpleAudioPlayer

[]s

Manoel

Obrigado Thomaz_Barros e MLemos,
MLemos, não havia pensado nisso, pensei que ele executasse .mp3 como um .wav. meu projeto era realmente não utilizar um shield mp3 que embora seja necessário para a ideia original, é muito caro.
O bom desse tutorial é que além de simples é barato, só precisando informar o nome do arquivo e criar um circuito de áudio. Vou amadurecer a idéia e modificar o código, logo informo o andamento a vcs.

vlw.

Pois é… MP3 é um formato foda, pois tem compressão, encoding, etc.

Saca só a treta que é decodificar MP3: http://blog.bjrn.se/2008/10/lets-build-mp3-decoder.html

[]s

Manoel

Decoding de MP3 é pesado mesmo. Foi o primeiro projeto que tentei uns anos atrás(12 talvez?). O AVR certamente não dá conta do recado;

Já cogitou migrar o formato e talvez o microcontrolador? Um cortex M3 eu diria que dá conta do recado. Você não precisa empacotar o MP3 com o bitrate muito alto. Além disso o custo de um CM3/CM4 é da mesma ordem de custo de um AVR e algumas dev boards são bem baratas.