Preciso de ajuda em um projeto de robótica!

Depois de ler diversos fóruns e assistir e ler diversos tutoriais sobre robôs, servo motores, micro controladores e etc, eu fiquei super empolgado para fazer meu primeiro projeto, já até estou pesquisando para comprar as peças para montar. Sou completamente NOOB, mas quero montar uma cabeça. Me ajudem por favor. Quais componentes devo comprar? Qual a linguagem menos complexa?

Se você pretende montar uma cabeça animada, isso se chama animatronic. Você pode pesquisar no youtube e vai encontrar algumas técnicas bem interessantes para os olhos, do mais simples ao mais complexo (com mais emoções). Sugiro que inicie do simples, apenas abrindo ‘meia-lua’, depois implemente o deslocamento dos olhos. A boca é o mais fácil, bastando um servo, mas o maxiliar precisa ser algo bastante leve.

Adicionalmente, você pode fazer ele reagir à fala, utilizar um CI que modula a voz como robô (estou prestes a escrever um artigo com o CI HT8950), desse modo você pode acioná-lo remotamente, mas não vou me alongar nas possibilidades, que são quase infinitas. :wink:

1 curtida

Opa, faltaram dicas relacionadas à sua pergunta.

A linguagem depende do controlador. Se você vai usar um Raspberry, podefazer por shell script ou Python. Se vai utlizar Arduino, inevitavelmente será C ou C++.

Para os olhos você poderá utilizar 2 servos, um abre e fecha as meia-luas e o outro movimenta os olhos para esquerda e direita.

Monte APENAS o protótipo dos olhos e esqueça o resto da cabeça. Depois monte APENAS a boca. No final, integre tudo. A lógica utiizada no controle dos olhos é essa:

Esqueça o pan/titl, mas o código pode ser exatamente esse se você controlar os servos com joystick ou comandos seriais utilizando Arduino.

1 curtida

Bom, basicamente eu quero fazer uma cabeça de robo inicialmente, nada muito complexo, eu quero fazer esta cabeça se movimentar no eixo do pescoço com o maximo de liberdade possível e movimentar apenas o queixo simulando fala, os olhos eu quero fazer com iluminação led que acende e apaga