Robô carro programado com Arduino

Mensagem Seg Out 10, 2016 9:26 pm
Robô carro programado com Arduino Responder com citações Editar/Deletar esta mensagem Marcar mensagem como não lida

Olá à todos!

Sou iniciante no mundo da Robótica e preciso fazer um projeto que para mim é complexo. Confused

Tenho um veículo explorador de marte que vou deixar a imagem em anexo. Quero programá-lo com Arduino para que ele ande até um semáforo (no caso eu quero programar no Arduino um determinado tempo para o carro andar) e pare no semáforo vermelho por um tempo determinado. Voltando depois a andar, quando o sinal abrir. Ele andaria ao estímulo da luz solar, mas o Arduino é que ajudaria em todo processo de parar e andar quando deve.

O coordenador de curso de Robótica que sugeriu o projeto me passou um esquema onde a placa solar ficaria conectada à protoboard, que teria fios longos conectados diretamente ao carro, enviando as informações para ele. A protoboard por sua vez estaria conectada ao Arduino.

Eu não sei se fui clara em toda explicação, mas espero que sim!
É possível executar este projeto? Como posso fazê-lo?
Aguardo ansiosamente o retorno de vocês! Rolling Eyes

Há muitos detalhes que precisariam ser elucidados sobre o que exatamente você quer, mas vou pensar que o robô irá andar apenas em uma linha reta onde haverá um semáforo que ele precisa parar caso esteja vermelho.

Bom, minha idéia para isso é bem óbvia, tendo o fornecimento de energia em pleno funcionamento e toda a parte mecânica corretamente montada, incluindo uma câmera, creio que você precisará usar uma biblioteca como OpenCV para detectar visualmente a cor do sinal.

Se for algo realmente mais simples e o sistema de semáforos fizer parte do mesmo sistema do robô, não precisaria de computer vision, apenas o robô saberia quando o sinal era vermelho dentro do sistema.

Por fim, uma abordagem também mais simples, seria o envio de sinais por uma rede sem fio como wi-fi/bluetooth.