Saudações!
Estou começando a estudar a linguagem assembly, para programação de microprocessadores. Estou tendo difculdades, em fazer o código assembly para a seguinte situação. Pede para usar as instrucções de saltos.
=> Calcular a o crescimento de uma determinada população, durante 3 anos. Sabendo que anualmente esta população cresce na ordem dos 3% por ano.
Ajudem-me por favor!
heheheh PA em Assembly? fiz isso noutra encarnação em assembly de Z80… qual processador vc vai rodar ou testar num emulador? Já fez o fluxograma da solução? Recomendo um site que tem quase tudo de assembly de Z80: Math - z80 Heaven e tem o MSX também Z80 : Z80 Assembler for Dummies - MSX Wiki
Este é bem legal também: MarMSX - Curso de Assembly Z80
Com perseverança dá para programar quase tudo possivel e imaginavel em Assembly, mas se vc é um simples mortal como a maior parte da humanidade, tenta algo mais fácil, uma linguagem como Pascal por exemplo.
Obrigado por sua interação Celio!
Na verdade, este problema é apenas um exercício para treinamento de iniciantes, como Eu. Ele não irá rodar em emulador ou assembler nenhum. É para ser feito apenas de um jeito teórico, com “lápis e papel”.
Quando ao fluxograma, não fiz, estou com dificuldades no bloco de instrução de salto. Já agora, qual instrução me recomendas usar?
Olá, já que é um exercicio, com lapis e papel, aconselho que a primeira coisa a fazer é definir um fluxograma e depois ver qual jump condicional ou não se adequa ao fluxo. Sem um diagrama pra começar é dificil sair do lugar… Não sei qual repertorio do seu assembly para te dizer o que usar, deve ter em mãos uma tabela de instruções ? Boa Sorte.
Falai @Laurindo08, Vamos fazer uma dinamica aqui que irá te ajudar. Vamos supor que vc estivesse explicando esse calculo para um amigo ok? Então quero que vc me diga como faria esse calculo na mão. Aproveita e veja com seu professor uma tabela de comandos para serem conforme conselho do @Celio_Santos . Posta ai
No aguardo
Max
Aí sim, bem mais didática sua abordagem, sou um dinossauro da eletrônica, fiz curso do 8008 na Elebra a milênios heheheh e muitas vezes não entendo a dificuldade dos iniciantes.
(população + (população * 0,03)) * 3
hmmmm não sei não… Entendi que seria : P P1=(P0,03) P2= (P10,03) P3=(P2*0,03) Pfinal= P+P1+P2+P3
“assembly” é muito genérico. é para qual microprocessador?
se vc está interessado só no “algoritmo” para resolver isto, seria:
Pfinal=Pinicial*(1,03³)=Pinicial*1,092727=População inicial mais 9,2727% dela