Projeto de tcc 2014

MLemos
boa noite!
Estou fazendo um projeto de um TCC
Eu não estou nessa parte de programação mais sim um colega da minha sala
Agente tá com problema de programar .
Calcular Medidor de tempo e custo de energia elétrica?
Ele vai ter um valvula solenoide (abre e e fecha)e também um sensor de presença.
essa parte ja conseguimos .
para nosso projeto ser concluido só precisamos
um contador de tempo e custo de energia?
att

@andrepalmeirafacu tudo bem? Cara para calcular o custo de energia vc precisa saber os conceitos que são utilizados para calculo de custo de energia elétrica, vou te fornecer algumas informações…
Exemplo para saber o consumo em kWh e o custo de um chuveiro que tem potencia de 5500 W ligado 30 minutos por dia durante 30 dias.
Como estamos trabalhando com kWh, precisamos transformar 5500 W em kWh, basta dividir por 1000 sua potencia em W, ficará, 5500/1000 = 5,5 kWh.
Sabemos que Consumo é dado por… Consumo = (potencia em watts/1000) x (tempo em horas)
Substituindo os valores na formula acima, Consumo = (5500/1000) x 0,5 = 2,75 kWh, então o seu chuveiro vai gastar em meia hora ligado 2,75 kW, para saber quantos kWh vai ser gastos mensalmente basta multiplicar por 30 dias, 2,75 kWh x 30 dias = 82,5 kWh o chuveiro vai gastar por mês ligado á 30 minutos diários, para saber o custo que virá sua conta basta multiplicar o resultado dos kWh obtidos no mês por o preço do kWh de sua região, aqui em SP é R$ 0,17106, então… 82,5 kWh x 0,17106 = 14,11 reais que vc vai pagar mensalmente usando o chuveiro com esta frequência diariamente, vale lembrar que tbm existem encargos tributários, PIS/PASEP(0,93%), COFINS (4,26%), ICMS, que não foi calculado neste exemplo
OBS. Nosso tempo esta em minutos, precisamos converter 30 minutos para Hora, basta dividir 30 minutos por 60 minutos, que é uma hora, 30/60 = 0,5 Hora.
Para adaptar isso em seu projeto vc precisa informar como foi construído seu projeto, quais são seus componentes, como pretende visualizar esses dados, etc. Então detalhe ao máximo seu projeto para podermos ajudar, Valeu.
Ah, existe um tópico sobre isso no fórum, procure por Dúvidas Monitor de Energia no forum, senão vai ficar um assunto duplicado aqui. valeu.