Qual a teoria por trás de um drone ?

Olá,
Estou interessado em começar a desenvolver um projeto de drone, Alguém faz ideia de como começar um projeto como esse, quais as teorias fundamentais por trás deste projeto, quais são os maiores desafios.
Se alguém tiver links para a iniciação é bem vindo tambem.

2 curtidas

Olá @Eder_Knoner,

Talvez seja legal você pegar teses de graduações para estudar um pouco sobre os vants (veículos aéreos não tripulados)… existe tcc’s muito bons nessa área!

Espero ter ajudado.

3 curtidas

Com certeza voce vai precisar de conhecimento sobre Teoria de Controle e Controle Digital…

isso eu entendo um pouco, sou estudando de engenharia eletrônica.

Eder,

Eu iniciaria definindo melhor o projeto para que se consiga determinar suas etapas seguintes.

Creio que o caminho é você iniciar com uma lista de “atributos” que seu drone deve possuir.

Se estiver a seu alcance aconselho a comprar algo pronto, simples e barato, que fica mais fácil de entender a mecânica das coisas. Depois vá incrementando com algumas coisas que você poderá construir.

Abraços

1 curtida

Para quem manja de inglês, tem um curso de drones bem legal no edX:

É de um pessoal da Alemanha, os caras manjam bastante e explicam muito bem. É um curso pesado, mas é fantástico. Eles fizeram um simulador 3D no qual você testa a programação de um quadcóptero e visualiza no próprio browser.

3 curtidas

Olá @Eder_Knoner,

Estou tentando me aproximar dos drones no que diz respeito a parte de desenvolvimento (projetos) e não apenas a montagem dos mesmos.

Até agora os desafios estão assustadores :wink: mas de extrema compensação ou melhor satisfação pessoal e olha que estou iniciando… rsrsrs

Se for apenas montar um drone hoje as coisas estão bastante fáceis, porém caras. Encontramos no mercado inúmeros “kits” de montagem, além de vários projetos open source que podemos baixar e construir. O máximo que necessitamos é uma boa habilidade manual e é claro em sua maioria, muito dinheiro.

Projetar um drone, bem ai a coisa muda de figura. Estou me aventurando no mundo da mecânica, eletrônica, ciência da computação tudo isso aliado a conceitos de engenharia aeronáutica (muitos, muitos cálculos). Eu diria que estou um pouco assustado com tudo mas nem um pouco desanimado, o “espírito maker” fala mais forte.

Neste momento estou projetando algumas peças que irão compor o frame (chassi) do drone. O mesmo será composto de fibra de carbono com algumas peças em plástico (ABS) que poderão ser impressas em impressoras 3D. Para tal estou aprendendo a manipular um software de CAD. É necessário muita noção de desenho técnico além de estudos sobre materiais, como exemplo: hoje descobri que as peças impressas em impressoras 3D, utilizando plásticos ABS, mantém 80% das características originais. Esse dado é de extrema importância na hora que entrar na fase de simulação das peças do drone.

Bom… é muito trabalho… :wink:

Quem sabe o forum abre uma categoria de “drones” para que possamos discutir e trocar idéias… em @mlemos ? rsrsrsrs…

Abraços.

Bom para contribuir um pouco, sobre fabricação caseira recomendo esse video Drone caseiro
O vídeo fala um pouco do principio da física do voo, ele linca para alguns drones bem simples, qualquer coisa dá uma olhada no canal desse cara que tem mais vídeos sobre drones.

Eu estou desenvolvendo um código de sensoriamento, sei que os desafios são de extrema dificuldade, mas estou disposto e ir bem fundo nisso.

Ola Eder,

Eu também estou querendo desenvolver um Drone, mas estou vendo que a coisa não é tão simples como eu pensei. Eu pensava que com um arduino, um acelerômetro e CI que controla a acelaração de 4 motores poderia fazer um, mas até agora não consegui nem fazer o acelerômetro funcionar. Espero conseguir juda aqui no forum.

Olá fazedores,

Estou avançando no projeto H45 - um drone open hardware.

Se interessar dê uma olhada no http://roboticsbrasil.com.br/ estarei postando tudo aquilo que eu descobrir e aprender sobre o assunto.

Abraços!!!

Opa.eu sei q faz um tempo desde q tudo isso foi discuitido mas poderia me informar sobre esse software de simulação.tambem estou com um projeto e gostaria de utilizar o software.

É um simulador que aparece no meio do curso, dentro do próprio navegador. Não sei se tem como baixar para usar separado.