Qual motor usar para um braço robótico? De passo ou servo motor

Estou para fazer um braço robótico, e estou reunindo informações para iniciar, e minha dúvida inicial e qual motor e melhor eu usar? De passo ou servo motor? Se alguém puder me ajudar agradeço muito.

aolha Cris, vou te dar uma opnião, e ha uma grande possibilidade disso dar certo pra vc trabalhar com absoluta precisão, na casa de centesimos sem muito to custo q vc gastaria com servomotores, é o easy drive e easy motors, são motores de passo com encolders. eu ja estou usando-os, tem o preço um pouco maior q os motores de passo de malha aberta mas muito inferior ao preço dos servos…

Uma coisa que vc não deixou claro é o que vc quer fazer é uma braço robótico ( manipulador robótico ex. KUKA, ABB, Yaskawa e etc.) ou uma prótese de braço robótico pq são coisas bem diferentes.
Como o amigo disse acima o motor de passo é mais barato e dependendo da sua programação nem precisa de encooder seja incremental ou absoluto. Em questão de custo o motor de passo é a escolha
quanto a implementação do mesmo no projeto tbm é tranquilo tem farto material explicativo na net a disposição.
Agora se o que vc quer é partir para uma aplicação industrial como manipulador robótico ai a conversa é outra todos os industriais usam servomotores e o controle é feito por CNC e cada fabricante tem seu próprio software de programação que pelo menos os que eu já tive a a oportunidade de conhecer no caso kuka ABB e Mitsubishi são muito fáceis de programar.
Um manipulador robótico hj pequeno com uns 6 graus de liberdade dificilmente sai por menos de uns 200 mil novo!