Relogio de ponteiros com raspberry

Bom dia !! estou começando a mexer com o raspberry agora, e to com um projetinho pra montar um relógio de ponteiros, mais ainda não sai do zero =(, a ideia é usar um rasbberry pi 3b juntamente com uma placa controladora para 16 motores, ligando dois servo motores um para cada ponteiro, um rele (q vai simular o sino) um display para ajustes e alguns botões para ajustes
minha maior dificuldade ta em controla os servos de 360º continuo, alguém serra q tem como mi ajudar ??

pensei nisso !! mais dai quando o ponteiro der uma volta !! ele teria q volta (vira pra traz) para comecar dinovo

Boa noite! Sim ja vi esse legal… Mais a intenção e fazer como se fose uma torre do relógio com um relógio mais tradicional mesmo. Também pensei em usar um motor de passo mais dai nao sei onde ele para

bom dia !! é acho q vou fazer com motor de passo !! e coloca um sensor pra cada volta eu ver se nao ta adiantando ou atrasando

é q o servo vc sabe onde ele ta !! mais o motor de passo não !!
esse sensor com imã tem algum que vc recomende ?
e mto obrigado da ajuda q vc ta dando =]

Acho que RPi é demais pra uma função tão simples quanto um relógio. Eu fiz um de pêndulo todo de madeira e estou mandando cortar agora um Cuco que projetei. Talvez seja uma boa ideia calcular as engrenagens, mas se quer algo simples, você pode usar os motores de passo iniciando em 0hrs, daí calcula mais ou menos conforme o número de passos:
Nema 17 = 200 passos; 360/200 =1,8 graus por passo. Em uma engrenagem de 20 dentes com passo de 10mm será necessário dar 10 passos no motor, logo, você já tem a redução de 10:1. Daí define o tempo de 1 volta do motor.
Dá pra fazer com servo continuo também, se minha conta estiver certa e se eu entendi o datasheet. Um SG90 avança 60 graus em 0.1s, então faz 1 volta em 0.6s. Isso é bom porque pra fazer 1 minuto a escala é redonda de 100:1, basta fazer o trem de rodas que reduza esse tanto.
Dá uma olhada nesses artigos:




Ah, meus relógios:
Cuco (esperando o corte laser)


E o de pêndulo:

é to pensando em fazer com um nema e contar os passos dai a cada volta coloco um sensor para ver se ele esta na posição correta

curti o cuco =D tambem to querendo fazer algo do tipo assim q acabar esse q to tentando montar agora =D

1 curtida

bom dia !!!
to dando inicio a montagem aki ! =] mais to com uma duvida !! vo ter q ligar 6 motor de passo, 4 para os relogio e 2para os sinos !!
com o servo motor tem aquelas plaquinhas shield q expande até 16 motores !! tem algo parecido q eu possa usar com os motores de passo ?

e obrigado pela ajuda ai =D

pensei nisso !! mais mesmo assim tenho q ligar 4 motores mais 2 solenoides e ainda tem q sobra pino pra liga os botoes de ajuste e queria colocar um display tambem

neh !!! sim vo usar um motor so pra horas e minutos com engrenagem mesmo !! so q para 4 mostrador !! se nao tiver um motor em cada !! teria q fazer uma engrenagem mto loca pra liga os 4 mostrador em um motor so =/

to pensando nisso também !! mais não sei se vou ter espaço para passar o eixo por isso estava pensando em um motor em cada, mais ai fiquei com a duvida de como ligar tudo no raspberry

bom dia !!
passando so pra atualiza !!
tava conversando com alguns conhecidos e mi deram a ideia de usar uma saida so para o motor !! e usar um seletor para controlar qual motor ele vai acionar
tipo
saida 1/ saida 2 / motor
0 / 0 / 1
0 / 1 / 2
1 / 0 / 3
1 / 1 / 4
nao sei como vo motar isso !! mais achei legal a ideia

Verdade tem razão…

@Ludicon e @Ricardo_Rischioto alguns drivers para motor de passo possuem um pino de enable que desabilitam o driver.

Não sei se estaria dentro do que vocês tem em mente quanto ao relógio, mas acredito que usando um decoder 3x1 é possível acionar até 8 motores de maneira independente.

Dá uma olhada nesse site pra ver se ajuda.

Como cada driver é acionado individualmente cada motor vai agir em separado e como os tempos envolvidos no acionamento e passo são muito curtos (da ordem de 20us) creio que não irá atrapalhar a contagem do tempo do relógio.

Abraços.

@WagnerB intao a ideia seria esse eu mando o sinal para todos os drives, mais seleciono qual vai ta ativo

vo da uma procurado aki nesse decoder 3x1 !! vale pela ajuda =D

na parte de mecanica eu me viro bem !! mais na eletronica nao so mto bom nao heheh

@Ricardo_Rischioto esse decoder teria que ser um do tipo 74LS238 (74HC238) ou um similar.

Se seu ingles não estiver muito enferrujado como o meu dá uma olhada em:

https://www.elprocus.com/designing-3-line-to-8-line-decoder-demultiplexer/

E o datasheet do 74HC238 tá ai embaixo.

Abraços.

@WagnerB vale pela ajuda !! acho q vo montar assim com o decoder ligando e desligando os drives dos motores de passo =D agora quero ve se vo conseguir monta tudo kkk

abraços

Aí, mano. Só pra te dar um ânimo, com engrenagens fica fácil. Mais uns dias e já lanço o artigo no site (Do bit Ao Byte).