Olá @poslednik, essa sua ideia é realmente fantástica e melhor ainda que você ainda está em fase de construção da casa, assim pode planejar tudo com bastante tempo e corretamente dimensionado.
Creio que a etapa crucial disso tudo seja, como disse o @Raul_Kl, planejar o local onde ficará a central de comando disso tudo. Pode parecer besteira, mas não é… O local de instalação da sua central vai determinar a tubulação necessária para passar os cabos, tipos de cabos a serem utilizados e tudo mais da parte “bruta” da coisa. Continuando o que o Raul disse, é possível sim fazer tudo sem fio, mas evite ao máximo fazer ligações sem fio por causa de interferências e, principalmente, um ponto onde muita gente está deixando “passar batido” em automação residencial, que é a segurança da coisa. Imagine que lindo isso tudo ligado sem fio na sua rede Wireless, por exemplo, e alguém descobre a senha ou ganha, de alguma forma, acesso à sua rede? Certamente ele terá a sua casa inteira nas mãos.
Utilizar fios pra ligar tudo não é garantia de 100% no quesito segurança, mas já dificulta muito que alguém tenha acesso de fora. Outro ponto a ser observado é a questão de “quem” terá acesso ao controle disso tudo. E quando eu coloco “quem” entre aspas é porque você disse que quer ter um painel web para acessar tudo… mas lembre-se de limitar bastante o acesso à esse painel. Pense que cada PC, cada celular ou cada tablet da sua casa possa ser infectado por um trojan que garante acesso remoto à um intruso… imagine, no meio da noite, esse intruso fuçando na sua rede pra descobrir qualquer porcaria e, do nada, o seu portão automático se abre e mantém-se escancarado para qualquer um adentrar sua residência?
Agora imagine que, ao invés de algum fuçador, alguém com mais experiência e más intenções ganhe acesso à esse seu painel… ele vai ter um panorama geral da vida de toda a sua família.
Pra você ter ideia de como é a coisa, fazendo-se a busca correta no Google você encontra de maneira até fácil links para câmeras domésticas ou de empresas. Ter câmeras e ter acesso à elas via web é excelente!! Mas “quem” vai ter acesso à tudo? Se o buscador do Google consegue acessar e listar essas câmeras, imagine alguém mal intencionado?
Geralmente sou chamado de “arauto do apocalipse” porque sempre penso no lado negativo da coisa quando o assunto envolve programação e acesso à dados sensíveis, talvez seja a minha mania de programador de tentar deixar tudo com o máximo de segurança. Sei que não existe sistema 100% perfeito, mas é nosso dever colocar o máximo de segurança nos projetos.
Note que não estou, de forma alguma, querendo te jogar um balde de água fria ou te dizer “não faça”, muito pelo contrário, quero muito que daqui a 1 ano e meio você volte aqui e nos diga que conseguiu fazer tudo exatamente como planejava e também espero que esse meu “texto apocalíptico” te ajude a pensar um pouco na parte de segurança
Só não esqueça de voltar aqui regularmente e postar sobre os avanços da sua empreitada! Também quero aprender!