Sensor biometrico

Bom dia.

Comprei um sensor biométrico (GT-521F32) para uma aplicação.

Utilizei o software do “Laboratório de Garagem”, para o controlar.

“Tutorial: Controle de acesso através do Scanner de Impressão Digital GT-511C1 e o Garagino Rev 1”.

Gravei o software na placa ARDUINO UNU R3, depois de feiras todas as ligações.

Funciona perfeitamente na placa ARDUINO.

Não funciona de forma alguma, quando retiro o uP Atmega 328 e o coloco numa placa de testes, com todas as ligações necessárias e um cristal de 16,934MHz.

Dá a ideia que a porta UART, não comunica.

Criei uma nova versão e acrescentei ao software um led a piscar.
//================================================================
// Liga o Led amarelo a piscar, (tempo de desligado escolhido abaixo)

if (Tempo_led_amar == 0) {Tempo_led_amar = millis();digitalWrite(Led_amarelo, HIGH);delay(120);digitalWrite(Led_amarelo, LOW);}
// Tempo para manter o Led amarelo ligado
if ((Tempo_led_amar > 0) && ((millis() - Tempo_led_amar) > 300)) { // ← tempo Led desligado
Tempo_led_amar = 0; } //================================================================

Depois comentei todo o software de comunicação com o sensor e deixei o resto.

Mais uma vez, esta nova versão, na placa ARDUINO funciona e na placa de testes também. Mas quando coloco as duas placas (ARDUINO e de testes) a funcionar ao mesmo tempo, noto que o led da placa de testes, pisca a um ritmo, duas ou três vezes mais lento.

Será por o cristal não ter o valor certo? (16MHz)

Com estas pistas, ficaria muito grato se alguém poder ajudar, já que não tenho formação nesta área.

Muito obrigado.

acho que nao tem suficiente informaçao para deduzir nada do que pode estar acontecendo, fotos, diagramas etc ajdudaria

Bom dia.
Obrigado por ter-me respondido.
Já resolvi o problema. Não funcionava porque o cristal não tinha o valor correto.
Obrigado.

Arnold via Fórum Fazedores <notifications@fazedores.discoursemail.com> escreveu no dia quinta, 12/05/2022 à(s) 18:17: