Sensor de Corrente Não Invasivo: 20A ou 100A ? (Arduino UNO)

Boa tarde!

Sou iniciante e estou com uma dúvida referente a qual sensor utilizar para medir a energia consumida por uma cafeteira (1000 Watts). Lendo as especificações sobre o “Sensor de Corrente Não Invasivo 20A ou 100A” concluí que conseguiria utilizar o Sensor de 20A para medir a corrente e a potência de uma cafeteira.

Porém continuo não entendendo qual a diferença entre o de 20A e ou de 100A.

Eu conseguiria utilizar o de 100A para medir a cafeteira? Os preços dos sensores se equivalem, porém não entendo para quais fins devo escolher um ou outro.

Obrigado!

@douglasaq, a diferença é a “distância” entre o ZERO e a corrente máxima que o sensor pode enxergar. Tenha em mente que para o sensor de 20A o núcleo satura com + de 20A e dai em diante ele não consegue mais “sentir” a variação de corrente para cima. O mesmo vale para o de 100A.

No seu caso com uma potência de 1000W em 127V (ou 110V) a corrente máxima, no extremo, será de 10A e assim a relação na conversão será melhor se utilizar o sensor de 20A.

É como uma regra de três.

No manual do sensor de 100A a relação da corrente de entrada para a corrente de saída é de 1: 2000, o que significa que medindo a corrente máxima da sua cafeteira (10A) a saída do sensor apresentará uma corrente de (10A/2000 = 0,005A) 5mA.

Nesse sensor de 100A você ainda vai precisar converter essa corrente em tensão para poder entregar a um controlador. Pesquise melhor isso.

Já o sensor de 20A apresenta a corrente convertida em uma tensão na saída e com uma relação de 1:20 em corrente. É uma relação melhor para você aproveitar melhor a escala do sensor medindo sua cafeteira.

Você consegue utilizar qualquer um dos dois para medir a cafeteira e a escolha deve recair sobre qual a resolução que você deseja em seu projeto.

Abraços.

1 curtida

@WagnerB
Obrigado amigo!

Encontrei uma planta para o projeto com o sensor 100A, precisa utilizar outros componentes para converter a corrente.

Pelo que você explicou o sensor de 20A apresenta corrente em uma tensão na saída enquanto o 100A a relação da corrente de entrada para a corrente de saída.

Dúvida:

Entrada = Distribuidora de energia > Poste > Tomada
Saída = Potencia do equipamento, energia consumida

Essa variação acredito se um dos fatores que interfere no consumo dos equipamentos, pois em baixa frequência isso pode causar um mal funcionamento, ou perda da eficiência energética do equipamento, viajei muito?

Talvez com o de 100A ou consiga identificar melhor as variáveis que interferem no consumo do equipamento, ou da residência em geral.

@douglasaq, sim é necessário um circuito na saída em ambos os sensores para você poder aproveitar melhor o sinal. Acredito que existam diversos locais onde você vai encontrar exemplos de circuitos para ambos os sensores.

Quanto a sua dúvida.

O sensor mede uma corrente em um dos condutores, seja para um aparelho domestico, seja para a residencia inteira.

TC = Transformador de Corrente

Para medir a corrente consumida em toda a residencia o esquema de ligação deve ocorrer próximo ao relógio de entrada e depois do disjuntor principal da residencia.

O mesmo vale para o aparelho a partir da tomada do mesmo.

Espero ter melhor esclarecido.

Abraços.

1 curtida

Obrigado professor! :slight_smile:

Se voce quiser medir variaveis que interferem no consumo geral procure por “disjuntor diferencial” e afins.

Opa obrigado amigo, vou estudar essa relação, vai acrescentar para meu trabalho de conclusão do curso, pois são essas variáveis influenciadoras do consumo que geram tantos problemas na medição, e acredito que através de hardwares, minhas previsões de consumo fiquem cada vez mais fiéis a minha residência.