Sensor de Corrente Não Invasivo: 20A ou 100A ? (Arduino UNO)

Boa tarde!

Sou iniciante e estou com uma dúvida referente a qual sensor utilizar para medir a energia consumida por uma cafeteira (1000 Watts). Lendo as especificações sobre o “Sensor de Corrente Não Invasivo 20A ou 100A” concluí que conseguiria utilizar o Sensor de 20A para medir a corrente e a potência de uma cafeteira.

Porém continuo não entendendo qual a diferença entre o de 20A e ou de 100A.

Eu conseguiria utilizar o de 100A para medir a cafeteira? Os preços dos sensores se equivalem, porém não entendo para quais fins devo escolher um ou outro.

Obrigado!

@douglasaq, a diferença é a “distância” entre o ZERO e a corrente máxima que o sensor pode enxergar. Tenha em mente que para o sensor de 20A o núcleo satura com + de 20A e dai em diante ele não consegue mais “sentir” a variação de corrente para cima. O mesmo vale para o de 100A.

No seu caso com uma potência de 1000W em 127V (ou 110V) a corrente máxima, no extremo, será de 10A e assim a relação na conversão será melhor se utilizar o sensor de 20A.

É como uma regra de três.

No manual do sensor de 100A a relação da corrente de entrada para a corrente de saída é de 1: 2000, o que significa que medindo a corrente máxima da sua cafeteira (10A) a saída do sensor apresentará uma corrente de (10A/2000 = 0,005A) 5mA.

Nesse sensor de 100A você ainda vai precisar converter essa corrente em tensão para poder entregar a um controlador. Pesquise melhor isso.

Já o sensor de 20A apresenta a corrente convertida em uma tensão na saída e com uma relação de 1:20 em corrente. É uma relação melhor para você aproveitar melhor a escala do sensor medindo sua cafeteira.

Você consegue utilizar qualquer um dos dois para medir a cafeteira e a escolha deve recair sobre qual a resolução que você deseja em seu projeto.

Abraços.

1 curtida

@WagnerB
Obrigado amigo!