Servo 9g (dúvida de iniciante)

Bom dia,
Estou fazendo um projeto de um braço mecânico, mas estou com dúvidas sobre qual servo utilizar para a movimentação do braço.
Vi que o servo mais usual seria o 9g, porém gostaria de saber se ele conseguiria realizar o movimento sem problemas ou se eu precisaria de um mais potente.
O material do braço será acrílico, então creio que não será algo muito pesado.
Alguém poderia me ajudar com esta dúvida?

Pode usar tranquilo.

Não tem como responder sua pergunta sem mais informação. Você pode fazer um braço em acrílico que seja longo e cause um momento de torção alto demais…
O 9g é muito usado porque é o mais barato que existe.

O braço terá aproximadamente 700 mm, e pretendo usar um acrílico de 5mm. Da maneira que estou projetando ele vai ter aproximadamente 3kg.
Gostaria somente de saber se o 9g daria conta desse peso.

Vamos lá
Dados recebidos:
distancia: 700mm ∴ 0.7m
Torque solicitado : 3kg ∴ 29.42N
Torque (ou momento): Força X Distancia
29.42(N) x 0.7(m)=20.594N
A:20.594(N) = 2,1 kgf
torque do servo: 1.8 kgf ∴ portanto não dá conta
Cálculos feito meio nas coxa dá uma conferida kkkk no data sheet do seu servo.

1 curtida

Muito obrigado. Vou fazer meu cálculos me baseando nisso.

Para um braço desse tamanho e massa você nunca vai poder usar um servo diretamente, a não ser que compre servos para aeromodelos giant…
Use caixas de redução e encoders de posição.

Na verdade o braço vai ter três articulações e uma base rotativa. O que passei foi o comprimento total.
O que pretendia era colocar um servo em cada articulação e um na base. Creio que o braço vai ficar bem mais leve do que disse anteriormente.

Quando você estender esse braço na horizontal terá então 2/3 do comprimento total e 2/3 da massa. Que seja, mesmo assim os servos terão de ser de alto torque (e bem caros, pode ter certeza…)

Mesmo se eu deixar mais leve? Usando um acrílico de 5mm de esp. O peso será bem menor.
Fazendo o cálculo como dito acima força x distância sendo menor que 1.8 kgf daria certo?

Não se esqueça de que um “braço” deveria servir para manipular alguma coisa… Se o servo mal e mal aguentar o torque efetuado pelo braço isso não vai servir para nada…

Se você que estiver fazendo o projeto do braço, pode aproveitar e fazer as engrenagens para redução e considerar se a velocidade resultante será satisfatória: