Pessoal, tudo bem?
Então, tenho tido problemas ao desenvolver um projeto de arduino utilizando strain gage.
Eu preciso aferir deformações, mas só encontro projetos parecidos com balança (é parecido mas não é o meu produto).
Estou utilizando um esquema de meia ponte de wheatstone (2 strain gages de 350 ohms e dois resistores) e ligando a um módulo amplificador HX711.
A HX711 amplifica a variação da resistência (que é muito pequena no strain gage e na ponte), mas ainda tenho dúvidas sobre O que está entrando na HX711 e O que está saindo (em termos de unidade ou valor numérico). Se o valor que está entrando na HX é a variação da resistência e quanto maior é na saída (se a resistência é multiplicada por um valor de proporção).
Enfim, é isso.
Eu preciso de uma luz quanto a isso.
Eu preciso mostrar no serial a deformação (mm, cm), mas só de quantificar o quanto variou de resistência já seria fenomenal.
Muito obrigado!
“Eu preciso mostrar no serial a deformação (mm, cm).”
Não seria melhor vc utilizar um sensor de distancia?
https://www.pepperl-fuchs.com/brazil/pt/4507.htm?modifier=contains&searchterm=VDM28&scope=products&clientid=2&offset=0&numberofresults=5
Na verdade não sei ao certo se a precisão sensor de distância equivaleria a casa dos milímetros.
Estou trabalhando com um artigo, e a grande questão é saber como converter o microvolts gerados pelo strain gage e ampliado pelo amplificador no arduino em resistência, já que eu não consigo utilizar U=Ri porque não sei a corrente
Eu ainda não entendi O QUE você pretende medir, DEFORMAÇÃO/DESLOCAMENTO ou ESFORÇO ?
O strainguage mede resistência, Só que a mudança e minúscula. Então usa o hx pra amplificar , dai converter em um valor digital.
A questão e que um strainguage normal desses que você encontra no MercadoLivre tem um curso de approx 1mm .
Se quiser medir com precisão um curso de approx 1 milímetro pode ser.
Agora pra uma distância de até 10mm, sensores capacitivos, fluxo magnetico, sonar, e até lidar, são melhores escolhas. Seria melhor voce descrever o que você quer medir