Imagina que o node mcu e um arduino com wifi ja tudo em uma plaquinha so
ele pode ser programado com o programa do arduino. Ele pode ligar sensores e leds igual a um arduino, porem ele e um pouco mais sensivel exigem mais cuidado.
se voce compra um arduino uno, nano , etc, voce teria que comprar um modulo wifi e ligar no arduino. com o node mcu nao. Ja ta tudo em um chip so.
Então com o Node MCU nem preciso de um arduino?
Só ele já serviria pra começar a brincar correto?
Desculpe as perguntas de iniciantes, é que a gente vem com uma ideia e você mudou ela toda!
Me perdi, mas quero entender mais!
Sim , ele pode fazer várias coisas igual a um arduino. Só que não são todo projetos de arduíno que você pode fazer com ele. Mas, pra começar, ele e legal. E você não precisaria do arduíno .Eu começaria com um arduíno nano. Mas se teu lance e fazer coisa que conecta via wifi. E melhor o nodemcu.
Então para coisas mais simples posso usar uma nodeMCU.
Quero por enquanto fazer coisas simples mesmo!
Acho que vou comprar uma nodemcu + um pacote de sensores!
Sim, acho que na maioria dos sensores vai funcionar. Vai ter coisas que e 5v não 3.3v, e vai ter bibliotecas que não vão funcionar no node mcu. Pra evitar a frustração eu pegaria o nano também. Ou começaria com o nano e deixava o wi-fi pra depois.
Procura um protoboard menor então, de 860 furos, ou testa e devolve se for ruim. O problema e que os baratinhos são difícil de encaixar os jumpers e você acaba danificando os jumpers e as perninhas dos chips.