Que arduino comprar

Boa tarde
Há muito tempo que pretendo iniciar-me no arduino, mas não sei o que comprar. Trabalho em electrónica e tenho muito material, mas não sei que placa comprar. Já programei em Pascal, em Delphi e C. Para mim na programação já não é tudo novo, agora a placa!!!
Já andei a procurar no Aliexpress e no ebay, mas é uma grande confusão, para quem não está por dentro do assunto. Fui um dia à Mauser com vontade de comprar uma placa, mas o indivíduo que me atendeu não me soube aconselhar, apenas me disse que o arduino é um mundo. Obrigado, isso eu já sabia.
Se houver aqui entendidos na matéria e quiserem fazer o favor de me dar alguns conselhos, agradeço.

Para fazer experiências e testes eu recomendaria o Arduino UNO , uma protoboard e os cabos com pinos para fazer as conexões. O Uno vai ter integrado a porta serial/USB, vai ter a porta de programação ISP (para grvar o bootloader), os leds integrados.

Muito obrigado.
E para comprar, através do aliexpress, ebay ou assim do género? Não há perigo se for chinês?
Cumprimentos
José Silva

O chines é falsificado, Mas não tem diferença. No aliexpress o arduino triplicou de preço. Eu fabrico um equipamento com arduino mini , pagava R$12, agora esta mais de R$30. Talvez no ML vai estar o mesmo preço

1 curtida

Concordo com o Mariano, o Uno está de bom tamanho dá para fazer tudo nele, o nano tem as mesmas funções com a vantagem (pelo menos para mim) de ser menor e a pinagem encaixar na Protoboard. Nos meus projetos comecei a usar só o Atmega328p que é o microcontrolador do arduino o projeto fica mais interessante, procure por arduino standalone na internet. É muito difícil não cair na falsificação mas todos funcionam da mesma maneira. O que pode ocorrer dependendo do modelo que comprar, é a instalação de um driver para reconhecimento da placa, a maioria dos chineses usa o chip ch340 para a comunicação serial.
Se quiser pode ir para o ESP32 já tem Wi-Fi embutido e programa pela mesma interface do arduino. Espero ter ajudado.

Muito obrigado pelos vossos conselhos.
José Silva

Eu usoUuno , o Nano e o Esp32 ,tenho até feito a comunicação usando o Delphi pela serial com eles.