Ventoinha 12v usando 2 GPIO 5v

É possivel alimentar uma ventoinha 12v, usando os 2 GPIO 5v (sou pão duro e não quero comprar outra)? Como fazer?

Boa noite.
Não (risos), gerar 10v mesmo. A ventoinha em 5v não rende tanto. Se for pelo menos 10v, vai melhorar bastante.

A ideia é essa: usar as 2 portas 5v pra somar e alimentar a ventoinha com 10v.

HC2600, a coisa não funciona dessa forma, as portas do microcontrolador tem um terra em comum, elas não flutuam. O GND que você teria que ligar no +5v de uma porta daria um curto circuito.

Existem CIs que fazem step-up de 5v pra 12v, 15, 24v e assim por diante, mas é um método bem mais complexo.

A forma simples (e provavelmente a correta) de fazer isso seria você ligar o + da ventuinha diretamente no positivo de uma fonte/bateria 12v e o - em um transistor NPN controlado pelo arduino. Toda vez que você aplicar 5v no transistor ele chaveia e a ventoinha liga, toda vez que você aplicar 0 (GND) no gate do transistor, a ventoinha para.

Andei pesquisando e consultei alguns gurus e todos negativaram o método como eu queria. Acabei usando uma fonte mini-atx estou montando um case maior, mas perdi o tamanho e o silêncio. Mas tô curtindo.

Agradeço a todos que tentaram me ajudar.

HC2600, se você está usando uma fonte ATX só por que você precisa de 12 e 5v talvez fosse menor, mais barato, compacto e silencioso utilizar qualquer fonte 12v e um regulador de tensão que pega 12v e baixa pra 5v, caso clássico do CI 7805. Você põe 12v num pino, terra no outro e no terceiro pino sai +5v em relação ao mesmo terra. (Funciona perfeito pro que você quer), apenas tome o cuidado de por um dissipador de calor no 7805 e pronto!

Dado que ventoinhas puxam pouquíssima corrente (a não ser que seja um ventilador), se você for usar uma fonte ATX de PC é seguro desligar a ventoinha interna da fonte. Eu mesmo fazia isso com uma fonte aqui eu alimentava todos os dispositivos próximos da minha TV, era bem mais coisa que uma ventoinha, mas claro que não posso garantir que isso vá funcionar em 100% das fontes, apenas que é muito muito provável que termine bem.