Capacitor pode alimentar ventoinha 12v por uns minutos?

Bom dia todos.
Venho aqui pedir uma ajuda de vocês.

Tenho uma impressora 3D e estou bolando um esquema bem simples dela mesma desligar a própria fonte ao final do trabalho. Isso será feito mecanicamente com um movimento específico dela acionando um switch conhecido por endstop, usando um relê e uma fonte 5V de celular.

Meu problema é, preciso manter uma ventoinha 40x10 12V ligada por pelo menos mais 5 minutos após a fonte ser desligada. Essa ventoinha resfria a extrusora de filamento, cujo bico aquece a 240ºC durante o trabalho. No final da impressão, a extrusora precisa continuar sendo resfriada até o bico esfriar naturalmente, pra não causar entupimento. 10 minutos seria o ideal.

Minha dúvida é, existe algum componente, tipo capacitor, em série com a fonte, capaz de alimentar essa ventoinha quando a fonte desligar?

Eu poderia resolver isso com uma fonte minúscula independente pra essa ventoinha, visto que o consumo é mínimo, mas eu teria um desgaste prematuro da mesma ou teria o risco de iniciar um trabalho sem ela estar ligada e me dar um monte de dor de cabeça desentupindo o bico aquecido.

Quem puder ajudar com dicas agradeço muito.

Rodrigo, curiosamente, eu também estou pensando em fazer isso nas minhas impressoras.
Não creio que seja necessário manter ventoinha funcionando após o desligamento, o que causa o entupimento do bico é ficar muito tempo aquecido sem extrusar, pois parte dos componentes do filamento podem evaporar (geralmente os plastificantes que dão fluidez e flexibilidade ao material) e o que fica pode carbonizar.
No mais, se desligar logo após terminar a impressão não tem problema algum.
mas, se quiser manter, use uma fontezinha externa, e inclua isso no seu sistema de timer.
Capacitor comum não vai manter. Talvez supercapacitores, dependendo do “tamanho”, mas para dimensionar isso você precisa medir a corrente da ventoinha.

Opa Ludicon, blz? Obrigado por responder.
É que vi algumas pessoas falando sobre não poder desligar o fan da extrusora imediatamente, que daria entupimento e tal. Se desse pra deixar esse fan ligado um pouquinho seria legal, só pro calor do bico não subir pro ptfe. Se não há problema então blz. Vou me preocupar apenas com o esquema de desligamento dela.
Obrigado.

O que eu tenho observado nestes 5 anos trabalhando com impressão 3D é que o que dá entupimento e, pela ordem:
1 - filamento RUIM (= barato);
2 - filamento sujo/empoeirado;
3 - umidade excessiva no filamento;
4 - desgaste natural (fim da vida útil) do liner de PTFE, sendo esse o mais frequente no meu caso.

Legal. Obrigado!
To nessa tem um aninho só, mas no meu caso é apenas hobby mesmo. Estou migrando uma anet pra evolution com duet maestro, tomando gosto por esse universo.
Valeu.