Capacitor pode alimentar ventoinha 12v por uns minutos?

Bom dia todos.
Venho aqui pedir uma ajuda de vocês.

Tenho uma impressora 3D e estou bolando um esquema bem simples dela mesma desligar a própria fonte ao final do trabalho. Isso será feito mecanicamente com um movimento específico dela acionando um switch conhecido por endstop, usando um relê e uma fonte 5V de celular.

Meu problema é, preciso manter uma ventoinha 40x10 12V ligada por pelo menos mais 5 minutos após a fonte ser desligada. Essa ventoinha resfria a extrusora de filamento, cujo bico aquece a 240ºC durante o trabalho. No final da impressão, a extrusora precisa continuar sendo resfriada até o bico esfriar naturalmente, pra não causar entupimento. 10 minutos seria o ideal.

Minha dúvida é, existe algum componente, tipo capacitor, em série com a fonte, capaz de alimentar essa ventoinha quando a fonte desligar?

Eu poderia resolver isso com uma fonte minúscula independente pra essa ventoinha, visto que o consumo é mínimo, mas eu teria um desgaste prematuro da mesma ou teria o risco de iniciar um trabalho sem ela estar ligada e me dar um monte de dor de cabeça desentupindo o bico aquecido.

Quem puder ajudar com dicas agradeço muito.

Rodrigo, curiosamente, eu também estou pensando em fazer isso nas minhas impressoras.
Não creio que seja necessário manter ventoinha funcionando após o desligamento, o que causa o entupimento do bico é ficar muito tempo aquecido sem extrusar, pois parte dos componentes do filamento podem evaporar (geralmente os plastificantes que dão fluidez e flexibilidade ao material) e o que fica pode carbonizar.
No mais, se desligar logo após terminar a impressão não tem problema algum.
mas, se quiser manter, use uma fontezinha externa, e inclua isso no seu sistema de timer.
Capacitor comum não vai manter. Talvez supercapacitores, dependendo do “tamanho”, mas para dimensionar isso você precisa medir a corrente da ventoinha.

Opa Ludicon, blz? Obrigado por responder.
É que vi algumas pessoas falando sobre não poder desligar o fan da extrusora imediatamente, que daria entupimento e tal. Se desse pra deixar esse fan ligado um pouquinho seria legal, só pro calor do bico não subir pro ptfe. Se não há problema então blz. Vou me preocupar apenas com o esquema de desligamento dela.
Obrigado.

O que eu tenho observado nestes 5 anos trabalhando com impressão 3D é que o que dá entupimento e, pela ordem:
1 - filamento RUIM (= barato);
2 - filamento sujo/empoeirado;
3 - umidade excessiva no filamento;
4 - desgaste natural (fim da vida útil) do liner de PTFE, sendo esse o mais frequente no meu caso.

Legal. Obrigado!
To nessa tem um aninho só, mas no meu caso é apenas hobby mesmo. Estou migrando uma anet pra evolution com duet maestro, tomando gosto por esse universo.
Valeu.

Oi Pessoal, vi uma programação de impressora diy num site( estou tentando achar, faz um certo tempo e a memoria já não é a mesma) que fazia um truque, dava alguns passos atrás e puxava o material uns poucos milímetros, não sei se funciona.:nerd_face: