[Dúvida] Perfuração de barras redondas


#1

Bom dia

Estou começando a construir um braço robótico com a estrutura feita em tubos de alumínio 10mm, mas quando comecei a perfuração dos tubos para parafusar e etc, notei um problema: A furadeira deu um pequeno ‘deslize’ e o furo não saiu reto, ou seja, atravessou o tubo mas ficou longe do centro. Alguém teria alguma dica de como solucionar isso? Os tubos são lisos, isso já dificulta bastante a perfuração.

Abraço.


#2

você pode usar uma furadeira de bancada com uma morça, assim não tem erro, existe alguns adaptadores que transforman sua furadeira em furdeira de bancada como esse Suporte Kerbus
eles também tem a morça para o suporte.


#3

Para furação de barras redondas e tubos você precisa de um JIG como este:

Esse JIG pode ser construido com um pedaço de cantoneira soldada em uma placa de ferro. Aí, é só posicionar a peça bem centralizada sob a broca.

Como o gustavowalker falou, é preferível usar uma furadeira de bancada. Furação à mão fatalmente vai dar problema. Sobre os suportes ou adaptadores de furadeiras manuais, só mesmo se for muito bem ajustados, pois também não dão precisão no furo. Eu possuo dois deles, mas só uso mesmo em furações que não pedem precisão.


#4

A solução mais rápida e barata seria dar uma limada de leve para criar um “teco” de face plana minúsculo, e depois marcar com um punção.

Uma lima e punção são ferramentas que você vai usar sempre, são baratos, e acha em qualquer lojinha de ferramentas, ferragens.

Links com imagens para referência:
http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/2/495/P/0/puncoes
http://www.lojadomecanico.com.br/setor/24/239/552/ferramentas-funilaria-limas

Se a broca for fina, e com certeza é já que o tubo é de 10mm; se não marcar com um punção, mesmo com uma morça e furadeira de bancada a broca vai desligar e sair do centro. A broca irá flexionar.

Sem marcar onde será o furo, a única forma de a broca não deslizar será com um jig, como postado acima, que segura a broca na posição.


#5

Você pode colocar fita crepe marcar o furo nela a lápis e fazer um furo guia com uma broca de menor diâmetro.