Como fazer furos de 16mm em madeiras

#1

Olá Fazedores!
Quero dar início a um projeto de artesanato em madeira, e preciso fazer furos de aproximadamente 16 mm. O problema que ainda não possuo ferramentas, tenho orçamento para mini retífica ou uma furadeira se for o caso. Estou pensando em adquirir uma mini retifica pelo custo-benefício, acredito que me ajudará em outros acabamentos, todavia tenho medo de não conseguir fazer os furos. Depois de muitas pesquisas sobre furos brocas chatas, serra copos e brocas fostners não encontrei nenhum furo na dimensão que vou precisar com uma mini retifica. Seria possível fazer os furos bem acabados com uma mini retifica?
Desde de já agradeço!

Link abaixo é bem parecido com que vou fazer
https://images.app.goo.gl/hqKyaA7PzEz3CFrh9

#2

Furo de 16mm com mini-retifica só à mão livre ou usando guia de corte e bit de corte. Uma mini retifica simplesmente não tem torque para girar uma broca desse tamanho.
Qualquer furadeira de R$ 50 resolve isso, mas olhando o tipo de peça, é melhor fazer à mão livre mesmo, usando fresas.
Dê busca por “kit fresas dremel”, mas procure específicas para madeira. A maioria das que vai achar é para metal, e não serve para cortar madeira. O formato dos dentes é inadequado, as fresas superaquecem e perdem o corte ao cortar madeira.

https://ferramentasdremel.com/products/accessories

#3

Procura no YouTube o canal

clickspring anathema mechanism drill

Ele fez uma broca manual super precisa pode te dar uma ideia

#4

Eu assino o canal do Clickspring, o cara é poderoso. (se bem que não dá pra entender quase nada do maldito sotaque australiano…)

#5

E de dar inveja, no meu torninho sai tudo mal acabado, ja o cara com um bit feito de uma escova de dente e um clips faz uma obra de arte

#6

Se bem que ele geralmente usina latão, e isso é uma delícia mesmo… o problema é o preço do latão…

#7

Olá,
Agradeço aos que responderam, estou acompanhando canal do Clickspring. Já comprei uma furadeira simples para o trabalho. Grato!

#8

David, se for fazer aquele furo como na imagem que mostrou, faça primeiro o furo e só depois recorte ao redor, caso contrário a madeira vai estilhaçar.

#9

Agradeço pela dica, já fiz uns testes e percebi. Obrigado!