Fazendo PCBs caseiras

Existe o processo do Ferro de passar

Outra coisa importante: USO PERCLORETO, é um processo mais sujo, porém não perigoso.

Material

  • ferro de passar
  • papel glossy (para impressora jato de tinta)
  • uma vasilha com água no tamanho da placa
  • percloreto preparado em outra vasilha
  • esponja de aço
  • palito de madeira ou vidro
  • luva (pode ser de látex) para trabalhar com percloreto
  • base de madeira (pode ser um mdf fino, maior que a placa utilizada)

Eu pessoalmente prefiro usar papel Glossy para impressora jato de tinta no lugar do papel de revista, apesar dele ser um pouco mais grosso ele adere mais material. Já vi projetos com SMD utilizando essa técnica com uma boa qualidade de impressão e as trilhas muito bem definidas. Esse método substitui o uso da caneta, porém você pode utilizá-la para reforçar alguns traçados.

Sobre o processo:

  1. faça o circuito utilizando o Fritzing ou qualquer software que você tenha a mão e imprima a imagem do circuito espelhada (ao fazer o decalque no cobre ela vai aparecer corretamente).
  2. Monte o tamanho do circuito próximo do tamanho real da placa, isso ajuda porque você vai cortar o papel nesse formato e encaixar sobre a placa na hora de aplicar;
  3. limpe a placa de cobre com álcool isopropílico (se tiver) e use uma esponja de aço para remover oxidações;
  4. use um ferro de passar, na temperatura média/máxima, encaixe o papel sobre a placa e apoie o ferro em cima do papel. O centro do ferro de passar fica mais quente, faça movimentos circulares e aplique o calor de forma uniforme. O tempo de aplicação varia (30s-50s) e se você deixar muito tempo pode acontecer a placa expandir muito e dar bolhas (você ouve um estouro baixo). Se isso acontecer recomece o processo (porque com a bolha o percloreto vai corroer por baixo). Costumo colocar nas laterias da impressão um marcador para ver se foi aplicado corretamente (o papel não solta).
  5. coloque a placa com o papel na vasilha com água, deixe um tempo e retire o papel quando começar a dissolver. Retire os resíduos de papel esfregando com os dedos. Verifique se ficou alguma trilha incompleta e use a caneta para reforçar ou completar os traçados (se necessário).
  6. USE LUVAS! Coloque a placa no percloreto e remova quando o cobre fora do circuito tiver sido removido.
  7. retire a placa do percloreto e lave-a com água (pode ser a mesma água utilizada para remover o papel). Isso interrompe o processo de corrosão
  8. remova a tinta com a esponja de aço (você deve ver ver o circuito de cobre finalizado). Confira se a placa está OK e se o decalque foi aplicado corretamente.
  9. fure a placa com um furador ou dremel com broca fina

Observações:

É possível fazer com isso uma placa dupla-face (um lado de cada vez). Faça até o passo 5 e coloque uma fita adesiva plástica (aquelas para fechar embalagem) no lado que não estiver trabalhando. É importante ter registros e furar alguns locais da placa para garantir que os pontos vão se encaixar. Corroa um lado, remova a fita adesiva, limpe esse lado e aplique a fita no lado que já foi gravado.

Eu sempre faço o decalque esquecendo de “espelhar”. Isso é um erro comum.

3 curtidas