Produtos e itens para fabricação de PCI no método fotográfico

Bom, todos nós sabemos das limitações, que nós brasileiros, que atuam na área de eletrônica temos na hora de comprar um componente eletrônico (discussão já iniciada no fórum), etc; O que prejudica e tanto a criação de nossos projetos (o que é comprobatório doBrasil não ser um país de “invenção”, enfim não vem ao caso). todos nós que criamos um projeto, temos a expectativa de fazê-lo em uma placa de circuito impresso, porém sempre há a dificuldade de fazê-la, seja ela pelo método térmico serigrafia, fotográfico e afins. Não vou entrar em discussão o melhor método, mesmo eu nunca ter feito um (PCI), julgo o método fotográfico mais fácil. enfim, quando iniciei os trabalhos em busca da comprovaçao desse método me deparei com o seguinte problema: achar os produtos para a compra.
A Gama de produtos é muito pequena, para engrandecer o tópico, queria sugestões de site de compra desses produtos (tintafotossensível, máscara, brocas de pequenas milimetragens para esse fim. e para concluir, estejam liberados a falarsobre outros métodos eficazes.

O método fotográfico a que você se refere é aquele que usamos dry-film? Eu compro as folhas pelo Aliexpress (compro deste anúncio), pego em grande quantidade porque demora muito (não é preciso dizer que o serviço postal brasileiro é o mais ineficiente do mundo). No Brasil você paga por volta de 10 reais numa folha destas.

Acho que folha de dry-film é o único material que não tem jeito mesmo, no Brasil sai muito caro, o restante você pode comprar por aqui, como solução de revelação, substância para corrosão, placas virgens, lâmpadas e etc.

Um item opcional seria uma laminadora, o resultado fica bem melhor e economiza tempo, mas eu não tenho uma então prendo a folha dentro da água deixo secando (num local escuro), depois de algum tempo eu uso o soprador térmico.

sksdutra, é uma solução interessante que eu não conhecia. Mas a que sugeri é bem similar. Pelo jeito as alternativas são diferentes mas bem próximas uma das outras. Mas o que difere da minha, para a sua, é a revelação. Se você notar nesse video: https://www.youtube.com/watch?v=q8ludS_A3xo o processo de transferência para a placa é diferente, e é o produto de revelação e transferência que eu queria saber onde vende. Compreende? Mas o seu método é interessante. Obrigado

Darei uma olhada no vídeo quando chegar em casa pois o yt é bloqueado aqui, mas pelo que vi em pesquisa rápida, é um processo parecido, porém mais trabalhoso.

Usei um processo fotográfico semelhante ao do vídeo apenas uma vez, mas até agora foi o melhor resultado que consegui.

O material usado no vídeo não é o mesmo que usei. Comprei em uma loja de material para serigrafia.
A tinta que usei só pôde ser exposta à luz no momento de transferir o desenho do circuito, e precisou ser misturada com sensibilizante. A mistura com o sensibilizante e a aplicação na placa teve que ser feita na penumbra.

Obs.: Gostei da ideia de usar a micro retífica para centrifugar a placa, como feito no vídeo.

Tenho utilizado o método fotográfico com a tinta específica e funciona muito bem, não perco uma placa sequer, todas com ótima qualidade. É possível aplicar também a máscara de solda e fica com aparência profissional. Chato mesmo é centrifugar e secar a placa. E o cheiro forte da tinta. Para pular esses passos adquiri recentemente o dry film, mas estou fazendo testes. Preciso projetar uma plaquinha para ver se realmente funciona e se é necessário ajustar algum parâmetro para obter bons resultados.

Boa noite Raul_Kl
Li em fóruns que a metodologia por serigrafia é muito boa, porém têm-se uma dependências dos equipamentos a ser usados. Isso procede?
Obrigado!

Boa noite MeneMix!
E o método fotográfico que você segue é o mesmo do video que postei? E outra, se sim: Qual o link do site ao qual você compra!
Desde já agradeço!
Abraço.

Grande thiaguinhopier! Sim, é o mesmo método. A tinta eu aplico com um pincel largo (nº 16 a 20). Havia montado uma centrífuga com aquela furadeira minidrill 12V, fixada com braçadeiras plasticas e um suporte de CD em cima, que fechava para não espirrar a tinta. Para placas até 10 x 10cm funcionava bem, até que inventei de fazer uma placa maior e não coube. Fixei na Dremel mas a placa voou longe e trincou. Desisti. Agora estou testando o dry film. Mas derrubei minha lâmpada UV, moeu! Sem dúvida é possível fazer placas com qualidade superior neste método. Conforme falei, nunca perdi uma placa. Comprei a tinta no Mercado Livre (procure pelos vendedores PCI Smart e RTrombetta). Não compre no Ebay! É barato mas, além de demorar, vem em quantidades reduzidas dentro da embalagem, e também endurecidas. A tinta tem validade de 2 anos, geralmente. Se endurecer é só usar óleo de banana, encontrado em lojas de cosméticos e farmácias, baratinho. Espero ter esclarecido. Até mais.

1 curtida

MeneMix, puts não só respondeu, como também esclareceu tudo! ah, ouvi falar muito desse dry film, é mais eficiente e mais barato?
Muito obrigado pela dica e sucesso em seus trabalhos.

@MeneMix não precisa ser lãmpada UV/Luz Negra, você pode utilizar lâmpadas comuns, mas vai levar uns 20 minutos se você expuser com duas a 10/15cm.

@thiaguinhopier o dry-film no Brasil é bem caro, pessoal tá cobrando por volta de 10 reais uma folha A5, se você importar, sai uns $10 por 20 folhas A5, quando eu peço, pego logo de 40 a 60, depende de quantas placas você vai confeccionar.

Eu assisti ao vídeo e basicamente é o mesmo procedimento, a diferença é que o processo de pintura e centrífuga são trocados pelo dry-film que, na verdade, é só um adesivo com a tinta foto-resistiva já aplicada, o restante do processo é exatamente igual, mas levem em conta que é um processo que muda muito na questão de substâncias químicas, alguns corroem com solução de ácido muriático, também conhecido como “Ácido lava-pedra”(que se você não encontrar em lugar nenhum, essas marmorias devem ter de sobra)… outros, como eu, preferem o percloreto de ferro já preparado e por aí vai.

Olá thiaguinhopier, os materiais que usei são sim materiais para serigrafia, como a tinta fotossensível, o sensibilizante e o reforçador de toner que usei para aplicar sobre o fotolito.

Mas esse processo é semelhante ao do vídeo, e não requer ferramentas específicas. Fiz praticamente o mesmo processo, porém usando outra tinta. Também não usei uma lâmpada UV, usei uma halógena com refletor mesmo, dessas que vendem em ferragens, que são usadas para iluminar o jardim.

Já o método de aplicar o desenho do circuito por serigrafia exige algumas coisas a mais, e vale a pena apenas se forem confeccionadas várias placas iguais. Para prototipagem acredito que o método de transferência por dry-film seja o mais prático e eficiente.

Amigo sksdutra, qual a potência das lâmpadas, em watts, que você utiliza em substituição à luz negra? Eu resido no interior de SP e aqui é difícil encontrar esse material. As econômicas a gente encontra de todos os preços, com facilidade.

Eu adquiri o dry film em rolo com 2,5m, no Mercado Livre, do vendedor RTrombetta .Mas deve-se atentar ao prazo de validade. O custo foi relativo, 25,00 + frete. Esse funcionou bem, porque eu tinha adquirido em folhas, também no ML, de outro vendedor, e não conseguia descolar as películas de proteção. Perdi o trabalho na ocasião. Uma questão: fiz a revelação mas ficaram algumas manchas do dry film em partes da placa. O que poderia ser a causa? Talvez excesso de tempo de exposição UV (costumo expor por 3 minutos)?

Se você expôs com luz negra/UV, o tempo de exposição é de cerca de 30 segundos, com lâmpadas comuns de 30W creio que leva de 10 a 20 minutos, no entanto, com lâmpadas comuns, você pode olhar o que está acontecendo, ao contrário de lâmpadas UV que você acaba pondo em risco sua retina se ficar olhando diretamente para ela.

Talvez o problema seja a qualidade do filme ou o tempo de exposição mesmo, o calor pode ter diluído a tinta. Estou prester a terminar uma placa e vou fazer uma bateria de testes para verificar essa questão e dizer direitinho o que é melhor, já que é uma placa bem pequena e eu tenho muitas folhas sobrando aqui.

Este aqui é o anúncio em que eu compro as minhas folhas: http://www.aliexpress.com/snapshot/6103373950.html se você rolar, logo abaixo tem um tutorial, lá ele mostra o uso de lâmpadas comuns, apesar dele dizer que o tempo é de 1 minuto, acho que isso só ocorre se você usar uma câmara de luz, o tempo mesmo varia de 10 a 20 minutos.

ótimo Saber dessas informações. Ter vários métodos à disposição ajuda e muito para confeccionar novas placas para cada ocasião. Vou verificar melhor a questão do modo dry-film e o modo e serigrafia (caso, claro, eu for confeccionar em maior escala!). Obrigado

Tentem o site http://www.engenhariacaseira.com.br/

Alguns tutoriais excelentes e ainda ensina, para quem entende de quimica a produzir os produtos, com exceção das tintas profissionais.

Espero que ajude.

Abraços