Criação caseira de uma placa PCB

Olá Pessoal, boa noite.

Meu primeiro tópico, gostaria de pedir ajudar para identificar meu erro na fabricação caseira de um circuito.

Estou tentando colocar um sensor de fluxo em uma torneira. Primeiro tentei com o ESP8266, sem sucesso (creio que foi a minha falta de experiência em circuitos, já que sou programador e mexo como hobby).

Até coloquei todo o código e alguns README que fui criando com o tempo no github:

Depois tirei o ESP e coloquei o arduino + enc28j60. Criei todo o layout PCB no Fritzing.

Estou seguindo o tutorial do Marlon (acredito até que ele esteja no fórum).

  1. Inverti as cores no Photoshop.
  2. Imprimi no papel filme.
  3. Lavei a placa com bombril e detergente.
  4. Em vez de usar a tinta fotossensível, utilizei emulsão + sensibilizador (acho que é isso mesmo). Li na net que era a mesma coisa, e estava com dificuldade de achar aqui em Goiânia.
  5. Pintei a placa, como o Marlon no vídeo.
  6. Fiz minha super máquina centrífuga:

Depois de centrifugado:

  1. Sequei

  1. Coloquei na luz halógena (li também na internet que era até melhor que a UV).

  1. Lavei, nesse momento, o meu circuito está saindo por inteiro:

Algum motivo especial?

Já tentei 3x, a segunda até que as trilhas ficaram, mas acho que errei na corrosão, pois a placa não mudou (creio que coloquei muita água no percloreto de ferro.

Você sabem o motivo, possivelmente aonde estou errando?

Obrigado.

aparentemente a tinta não está aderindo corretamente na placa de cobre…lave com mais cuidado? tente outra tinta?

Olá Thomaz, boa tarde.

Obrigado pela resposta. No final, meu pai me ensinou sobre silk. Fiz a tela de acordo com o Silk e usando o meu circuito. Ficou bem mais fácil (pelo menos eu achei) e eficiente.

No final consegui fazer tudo que eu queria.

Obrigado

1 curtida

Bacana Eric, parabéns!